EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Manifesto de Repúdio à ação do Instituto Brasileiro do Crisotila para difamar Fernanda Giannasi

Nós, participantes do Fórum Social Mundial de 2008, em Belém, reunidos na tenda da CTB (Confederação Brasileira dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), nesta data, vimos de público repudiar a “Denúncia Pública contra a Auditora Fiscal Fernanda Giannasi”, formulada pelo Instituto propagandista do amianto, publicada em seu site em 26/01/2009, e que contém levianas e injuriosas acusações contra a engenheira, que é referência nacional e internacional na luta contra esta matéria-prima reconhecidamente cancerígena para os seres humanos. Está no link do Instituto Brasileiro do Crisotila em http://www.crisotilabrasil.org.br/site/novidades/noticiaIntegra.php

A acusação de que a defensora dos direitos humanos e da saúde dos trabalhadores atua de forma “ilegal e irresponsável” é totalmente descabida, já que o estado de São Paulo proíbe o uso do amianto e o que ela faz é cumprir a lei. O trabalho de Fernanda junto às vítimas do amianto para o reconhecimento e visibilidade social de suas doenças é algo que nós desejaríamos que fosse seguido por todos os auditores-fiscais do trabalho neste país.

Este manifesto indignado e aprovado por todos os participantes da oficina “AMIANTO: A GLOBALIZAÇÃO DO RISCO E O FORTALECIMENTO DOS MOVIMENTOS ANTI-HEGEMÔNICOS CONSTRUÍDOS POR BAIXO” (GLOBALIZATION COMING FROM BELOW) na versão de 2009 do Fórum Social Mundial será enviado ao Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Luppi, e demais autoridades públicas para que respondam a esta caluniosa campanha e que fortaleçam e apóiem ainda mais o trabalho desta exemplar servidora pública. De nossa parte, comprometemo-nos divulgar em todos os sites, jornais de nossas categorias e listas de discussões, denunciando como agem os promotores da catástrofe sanitária do amianto em nosso país e como tentam impor seu poderio econômico para fazer calar os defensores de direitos humanos e dos trabalhadores em nosso país.

Belém, Pará, janeiro de 2009

[EcoDebate, 30/01/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.