EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Protesto antecede audiência sobre mortandade de peixes na Lagoa de Araruama, RJ

Cerca de 500 pessoas participaram ontem (27) de uma manifestação na RJ-106, principal via de acesso à Região dos Lagos. Com caixões, moradores de cinco municípios da região bloquearam um trecho da pista e chamaram atenção para mortandade de peixes na Lagoa de Araruama, que, segundo associações de pescadores, chegou hoje a 400 toneladas.

O protesto ocorreu na altura do município de São Pedro da Aldeia e marcou o início de uma audiência pública promovida pelo governo estadual, por meio do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea), para apurar as causas do problema. Participam da reunião os pescadores e representantes da Prolagos, concessionária do sistema de água e esgoto da região, acusada de jogar esgoto sem tratamento na lagoa.

Por volta das 18h, os manifestantes desbloquearam a RJ-106 – a Via Lagos – e seguiram para a Câmara de Vereadores de São Pedro, onde é realizada a audiência.

Segundo a Colônia de Pescadores da São Pedro, que participa da reunião, até o final da semana, a quantidade peixes mortos deve chegar a 700 toneladas. Para o presidente da associação, Haroldo Pinheiro, a mortandade foi causada pela abertura das comportas da Prolagos, despejando esgoto in natura.

“A Prolagos encheu de esgoto a nossa lagoa”, afirmou o presidente da colônia. “Isso aqui [a manifestação] representa não só a morte dos peixes, mas também a dos pescadores e de todos os cinco municípios banhados por ela.”

A mortandade de peixes foi notada na última semana. No sábado (24), revoltou os pescadores, que recolheram cerca de 70 toneladas entre sardinhas, carapebas e tainhas e jogaram dez toneladas na sede da Prolagos.

A empresa rebateu que não tem culpa no incidente. O diretor comercial, Pedro Alves, disse que são várias as causas do problema, entre elas, o excesso de chuvas no mês, que aumentou a quantidade de detritos despejados na lagoa.

“Podemos afirmar com bastante tranqüilidade que não é a Prolagos a responsável por isso, mas, sim, a grande quantidade de chuvas, com todo material orgânico que foi levado por elas, inclusive, esgoto, que nessa relação, talvez, seja a menor proporção”, afirmou. “Ali [São Pedro] tem muita lama, a região tem fazenda, tudo isso contribui.”

Para resolver o problema, a expectativa é que o governo use uma draga para desassorear o canal de Itajuru, entre o mar e a lagoa, permitindo a renovação do oxigênio no local. O trabalho deve começar amanhã (28). Os detritos despejados na lagoa fizeram proliferar grande quantidade de algas, que competem com os peixes por oxigênio.

Matéria de Isabela Vieira, da Agência Brasil, publicada pelo Ecodebate, 28/01/2009.

Nota do EcoDebate: sobre a mortandade de peixes na Lagoa de Araruama, RJ, sugerimos que leiam a matéria “Pescadores fluminenses culpam concessionária por morte de peixes na Lagoa de Araruama

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

2 thoughts on “Protesto antecede audiência sobre mortandade de peixes na Lagoa de Araruama, RJ

  • tenho casa em iguabinha, na rua da praia,em frente a supra citada LAGOA de ARARUAMA, no dia 18 (domingo) notamos a água com a temperatura muito elevada…e consequentemente o aparecimento de sardinhas e outros peixes menores já sem oxigênio e morrendo…segunda-feira e terça-feira , a água estava quase que “fervendo” e é claro que só poderia aumentar a mortandade…e aconteceu com explicações de…”excesso de chuvas”…o que os ‘GOVERNOS’ teriam que fazer não fazem…que é fazer um cinturão coletando todo o esgoto em torno de toda a lagoa e paralelamente construir estações de tratamento de esgoto (ETE). Um abraço e CUMPRA-SE.

Fechado para comentários.