EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Pesquisadores de três países registram em mapa devastação ambiental na maior região de ocupação indígena da América do Sul

FSM 2009: Mapa identifica 400 aldeias Guarani da América do Sul – Na região de fronteira entre Argentina, Paraguai e Brasil, há pelo menos 500 aldeias, onde vivem cerca de 100 mil Guarani incluindo as comunidades do litoral do Atlântico, o Chaco, o norte da Argentina até a Bolívia, resistindo à falta de reconhecimento de suas terras e à intensa devastação ambiental na região. O mapa e o caderno Guarani Retã, que apresentam estes dados, serão lançados no dia 29 de janeiro, na Tenda dos Povos Indígenas, durante o Fórum Social Mundial.

O mapa/caderno, elaborado por pesquisadores de universidades e organizações indigenistas do Brasil, Argentina e Paraguai, apresenta a localização das aldeias, a população Guarani nestes países e as ameaças que os povos enfrentam. No mapa aparecem somente as comunidades Guarani da região central da América do Sul, entre os rios Paraguai, Paraná e Uruguai. Não estão incluídas as aldeias do litoral Brasileiro, do Chaco Paraguaio, do oriente da Bolívia e do norte da Argentina, que serão contempladas no próximo mapa.

O caderno traz informações sobre população, localização e a cultura e o modo de ser Guarani. O estudo também trata das agressões sofridas pelas comunidades, destacando a intensa devastação ambiental, causada pelo monocultivo (soja, cana de açúcar, pínus…) e a exploração pecuária na região. Outro grave problema é falta de reconhecimento das terras Guarani. Como conseqüência dessa situação, os povos Guarani vivem, nos três países estudados, em condições precárias e de extrema dependência. No Brasil, onde vivem cerca de 45 mil Guarani, as comunidades enfrentam altos índices de assassinatos, suicídios e desnutrição.

O mapa será uma importante ferramenta dos povos Guarani na luta por seus direitos e pode contribuir para a elaboração de políticas públicas adequadas, principalmente, a política de demarcação de terras.

Lançamento Mapa/Caderno Guarani Retã:

Dia: 29/01/2009
Horário: 15h-15h30
Local: Tenda dos povos indígenas – UFRA
Presentes: Lideranças Guarani do Brasil e do Paraguai, Dra. Deborah Duprat (sub-procuradora do MPF), pesquisadores que elaboraram o mapa.

Brasil
Centro de Trabalho Indigenista – CTI
Conselho Indígena Missionário- CIMI
Universidade Federal de Grande Dourados – UFGD

Argentina
Universidad Nacional de Misiones – UNAM
Equipo Nacional de Pastoral Aborigen – ENDEPA

Paraguai
Gente, Ambiente y Territorio – GAT
Centro de Estudios Paraguayos Antonio Guash – CEPAG
Coordinación Nacional de Pastoral Indígena – CONAPI
Servicio de Atención al Indio – SAI
SPSAJ

Apoiadores e colaboradores:
Brot für die Welt; EED; AECID, UNICEF, Instituto Socioambiental, CAFOD, SURVIVAL INTERNATIONAL, Embaixada da Noruega

* Nota enviada por Helena Azanha, CTI

[EcoDebate, 27/01/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.