EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Obama reverte decisões de Bush na área ambiental

Presidente Barack Obama assina o memorando presidencial. Foto de Stephen Crowley/The New York Times
Presidente Barack Obama assina o memorando presidencial. Foto de Stephen Crowley/The New York Times

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta segunda-feira uma série de medidas, desta vez na área ambiental, que revertem decisões tomadas pelo seu antecessor, George W. Bush.

Entre as medidas estão a de permitir que os Estados americanos possam determinar o nível de emissões de poluentes considerados aceitáveis em novos automóveis “construídos nos Estados Unidos”, a construção de frotas de veículos que economizem combustível e investimentos em “economia energética” para criar empregos.Matéria de Bruno Garcez, da BBC Brasil em Washington.

Ao assinar novas leis de proteção ambiental, Obama afirmou que as medidas são necessárias para conter a ameaça do aquecimento global que pode causar uma “catástrofe irreversível” e até atos de violência.

Segundo o presidente americano, as novas diretrizes são uma alternativa a “uma confusa colcha de retalhos que fere o ambiente e a indústria automobilística”.

De acordo com o presidente, os Estados Unidos não podem ser mantidos “reféns de recursos que estão ficando escassos, de regimes hostis e de um planeta que está esquentando”.

“Nós não deixaremos de agir porque agir é difícil. Agora é a hora de tomar duras decisões”, disse Obama. “Agora é a hora de ir ao encontro dos desafios da encruzilhada da história, ao escolhermos um futuro mais seguro para o nosso país e mais próspero e sustentável para o nosso planeta.”

Auto-determinação

O presidente americano determinou que a Califórnia e outros 13 Estados americanos poderão definir seus próprios padrões de níveis de emissões de gases poluentes – prática à qual Bush se opunha.

A Califórnia havia proposto restrições que obrigariam a indústria automobilística a cortar a emissão de gases causadores do efeito estufa em novos veículos em 30% até 2006. Mas o presidente Bush pediu em 2007 que a Agência de Proteção Ambiental da Califórnia negasse o pedido.

A decisão de Bush, na ocasião, foi elogiada por representantes da indústria automotiva, mas recebeu críticas de grupos ambientais, que diziam que o governo havia cedido à pressão do lobby automobilístico.

De acordo com Obama, o governo federal vai trabalhar conjuntamente com os Estados para reduzir a emissão de poluentes e acrescentou que sua administração “não vai negar fatos, mas sim ser guiada por eles”.

Matéria da BBC Brasil, 26 de janeiro, 2009 – 17h17 GMT (15h17 Brasília)

* Informação enviada por Edinilson Takara, leitor e colaborador do EcoDebate

[EcoDebate, 27/01/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.