EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Governo intensifica combate à extração ilegal de madeira no norte do Mato Grosso

Madeira ilegal apreendida pelo Ibama, em foto de arquivo MMA
Madeira ilegal apreendida pelo Ibama, em foto de arquivo MMA

Embalado pela redução de 82% no índice de desmatamento, no último trimestre de 2008, o governo federal intensificou neste fim de semana, em Sinop, no norte do Mato Grosso, o combate à extração ilegal de madeira. O Estado é campeão brasileiro de devastação da Amazônia e Sinop está bem no meio do chamado arco do desmatamento, linha que rasga o Brasil de Leste a Oeste, comendo a floresta pelas bordas, desde o Maranhão até Rondônia, passando pelo Sul do Pará, Tocantins e Mato Grosso.

Para intensificar o combate aos crimes ambientais, o governo lançou há um ano a Operação Arco de Fogo, com a participação da Polícia Federal, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Força Nacional de Segurança Público. Neste fim de semana, as ações se concentraram na região de Sinop, que fica a 500 quilômetros de Cuiabá. Os fiscais lacraram três madeireiras na região que estavam sem licença ambiental. Para que voltem a funcionar, seus proprietários têm uma semana para entregar ao Ibama toda a documentação comprovando a legalidade das guias para extração de madeira.

Por determinação do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o Ibama e a PF definiram um calendário para intensificar ações conjuntas de repressão aos crimes ambientais desde o início do ano, antes mesmo do carnaval, período que os desmatadores tradicionalmente aproveitam para ampliar suas atividades. O ministro acredita que a queda vertiginosa no índice de desmatamento deve-se mais ao trabalho de fiscalização e repressão do que à crise econômica global e promete não dar trégua aos criminosos.

Matéria da Agência Estado, 25/01/2009 – 19h35

[EcoDebate, 26/01/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.