EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Garimpo ilegal: Fiscalização do Ibama de Rondônia evita crime ambiental

Garimpo ilegal abandonado, em foto de arquivo MMA
Garimpo ilegal abandonado, em foto de arquivo MMA

No dia 15 de janeiro a equipe de fiscalização da Superintendência do Ibama em Rondônia visualizou uma clareira no meio da floresta nativa ao realizar sobrevôo de monitoramento aéreo nas proximidades do distrito de Jacy-Paraná, indicando atividade de garimpo de casseterita recém iniciada.

No dia seguinte uma equipe de fiscalização composta por servidores do Ibama e da Polícia Ambiental, deslocou-se até o local do garimpo onde verificou que os infratores fugiram do local, deixando para trás alguns pertences pessoais, diversos motores, bombas d’água, resumidoras e centenas de metros de mangueiras. Em razão do difícil acesso, uma equipe da Polícia Ambiental permaneceu no local durante a noite a fim de fazer a guarda dos bens apreendidos.

No dia 17, a equipe de fiscalização voltou à área de garimpo para proceder a retirada do material apreendido. Foi utilizado um caminhão e uma retroescavadeira além de apoio aéreo na operação de retirada dos bens. Foram apreendidos seis motores com bombas d’água, cinco resumidoras, centenas de metros de mangueiras, geradores elétricos, motores elétricos, material de acampamento e uma motoserra.

A Operação Pesquisa como foi denominada, calcula que dois ha de Área de Preservação Permanente – APP tenham sido degradados, porém o Ibama conseguiu coibir o crime ambiental antes de ter início o processo de extração da casseterita.

Lúcia Almeida
Ibama/RO

[EcoDebate, 22/01/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.