EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Culturas geneticamente modificadas ligadas à desordem de colapso das colônias (CCD), por Henrique Cortez

abelha

[EcoDebate] A “desordem de colapso das colônias” (Colony Collapse Disorder, CCD), é uma das maiores ameaças às abelhas, que estão morrendo aos bilhões ao redor do planeta. Só na Inglaterra já causou a perda de 1/3 de todas as colônias.

Em artigo [Genetically Modified Crops Implicated in Honeybee Colony Collapse Disorder], publicado no NaturalNews de 11/01, o jornalista Patty Donovan afirma que as culturas geneticamente modificadas estão associadas à “desordem de colapso das colônias”.

Segundo o jornalista, como o desaparecimento das abelhas continua, os pesquisadores estão tentando, desesperadamente, descobrir a causa CCD. Muitos concordam que existem muitos fatos associados, mas as culturas geneticamente modificadas também devem ser consideradas e esta é uma área de investigação negligenciada pelos principais cientistas que insistem na segurança do OGMs .

O jornalista destaca que a bactéria Bacillus thuringiensis (Bt) fornece o mais comumente utilizado segmento de DNA transgênico. Bt tem sido usada há décadas pelos agricultores e jardineiros para controle de danos às culturas causadas pelas larvas de borboletas.

Agora, em vez de pulverizar esta bactéria diretamente sobre as culturas, onde é comida apenas pelos insetos-alvo, os genes que contêm os traços Bt são incorporados no genoma da planta em si. Como a planta geneticamente modificada cresce, estes genes Bt são replicados em todas as células da planta, incluindo o pólen. Portanto, todas as células de cada planta GM contém o seu próprio veneno destinado a matar o inseto-alvo.

Em tese, o raciocínio é bem simples: se a pulverização de pesticidas for realizada em larga escala ela, naturalmente, afetará a diversos insetos além do inseto-alvo. Por que o mesmo não ocorre com as culturas geneticamente modificadas?

Todas as possibilidades de investigação das causas potenciais da CCD devem ser pesquisadas, porque a importância dos serviços ambientais de polinização realizados pelas abelhas são inestimáveis.

Para acessar ao artigo, no original em inglês, cliquem no link: Genetically Modified Crops Implicated in Honeybee Colony Collapse Disorder

Sugerimos, ainda, que acessem os seguintes conteúdos já publicados no EcoDebate:
#
Reino Unido: morte de 2 bilhões de abelhas custará £54 milhões em perdas na economia
7 Nov 2008 … Bilhões de abelhas do Reino Unido já morreram de causas ainda desconhecidas e os apicultores exigem saber por que razão. …
#
Morte de abelhas no Reino Unido ameaça a polinização de frutas e vegetais
No Reino Unido, um terço das abelhas não sobreviveu ao inverno passado. … Há receios de que o Reino Unido também esteja perdendo abelhas em razão da …
#
Agrotóxicos matam abelhas e envenenam nossa alimentação
A segurança alimentar está ameaçada e a crise alimentar pode adquirir contornos ainda mais trágicos, se a maciça morte de colônias inteiras de abelhas …
#
Interesse político não deixa que mortes de abelhas sejam esclarecidas, afirma agrônomo gaúcho
O que vem causando a mortandade de abelhas no Rio Grande do Sul? Na verdade, esses assuntos de mortandade de abelhas não são situações novas. …
#
Alemanha: Pesticidas da Bayer são acusados da morte em massa de abelhas
29 Ago 2008 … O grupo Bayer é acusado da comercialização de pesticidas perigosos e, com isto, causar a morte de abelhas em todo o mundo. …
#
Agrotóxico que combate praga da laranja está dizimando abelhas no interior de São Paulo
20 Ago 2008 … Um laudo comprovou que a morte das abelhas de pelo menos 700 colméias em … As abelhas mortas foram enviadas ao laboratório do AgroSafety …
#
Agência de Proteção Ambiental dos EUA é acusada de ocultar informações da toxidade de pesticidas nas abelhas
26 Ago 2008 … Sobre a morte das colônias de abelhas sugerimos que leiam, também: … Morte de abelhas no Reino Unido ameaça a polinização de frutas e …
#
Nova droga atua contra o vírus causador do colapso das colméias, que dizimou abelhas nos EUA
Acreditamos que, em breve, poderemos criar mais desses chamados remédios de abelhas, que possam proteger as colméias da ação de outros vírus – conta Eyal. …
#
A poluição atmosférica pode ser um dos responsáveis pelo colapso das populações de abelhas
A poluição atmosférica é um fator que torna mais difícil para as abelhas e outros insetos polinizadores encontrarem comida, de acordo com um estudo …
#
Associação inglesa apela pela proibição de pesticidas neonicotinóides para evitar a morte de abelhas
A Soil Association lançou um apelo ao governo inglês para que sejam proibidos os pesticidas relacionados à morte de abelhas ao redor do mundo. …
#
Itália proibe agrotóxicos neonicotinóides associados à morte de abelhas
O grupo Bayer é acusado da comercialização de pesticidas perigosos e, com isto, causar a morte de abelhas em todo o mundo. A Coligação apresentou a denúncia …
#
Alemanha proíbe oito pesticidas neonicotinóides em razão da morte maciça de abelhas
“Cinquenta para 60% das abelhas já morreram, em média e alguns apicultores … Pesquisadores do governo estudaram abelhas mortas e descobriram 99% de …

[Por Henrique Cortez, do EcoDebate, 15/01/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.