EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Pesquisadores estimam que o nível do mar pode subir 1 metro dentro de 100 anos, por Henrique Cortez

Aslak Grinsted, Niels Bohr Institutet
Aslak Grinsted, Niels Bohr Institutet

A curva mostra o nível do mar, a partir do ano 200 para o ano 2100. O futuro aumento do nível do mar, de 1 m, é calculado a partir do aquecimento global de 3 graus neste século. A linha pontilhada indica as estimativas do Painel Intergovernamental da ONU sobre as Mudanças Climáticas. A sombra azul indica os cálculos com “grau de incerteza.

CReSIS/Haskell Indian Nations University
CReSIS/Haskell Indian Nations University

Northland Regional Council, New Zealand
Northland Regional Council, New Zealand

[EcoDebate] A probabilidade de inundações, devido a tempestades, aumenta consideravelmente se o oceano subir um metro. Essa elevação do nível do mar não vai inundar grandes áreas de terras, mas, o que é considerado excepcionalmente perigoso, é que as inundações irão ocorrer, pelo menos, 1000 vezes mais freqüentemente em áreas vulneráveis.

Novas pesquisas indicam que o mar pode subir, nos próximos 100, pelo menos 1 metro acima do atual nível do mar, estimativa três vezes superior ao das previsões do Painel Intergovernamental da ONU sobre as Mudanças Climáticas, IPCC.

Os novos resultados, a partir de uma inovadora colaboração internacional entre pesquisadores do Instituto Niels Bohr da Universidade de Copenhagen, da Inglaterra e da Finlândia são publicados na revista científica Climate Dynamics.

Segundo o Painel Intergovernamental da ONU sobre as Mudanças Climáticas, o clima global, no próximo século, será 2-4 graus mais quente que hoje, mas o oceano é muito mais lento para se aquecer do que o ar e as grandes massas de gelo na Groenlândia e na Antártica também são de derretimento lento. A grande incerteza no cálculo do futuro aumento do nível do mar situa-se na incerteza sobre o quão rapidamente as massas de gelo na terra vão derreter e escoar para o oceano. O modelo de previsão do derretimento do gelo são a base para as previsões do IPCC para a elevação do nível do mar, mas o modelo não é capaz de mostrar as rápidas mudanças observadas nos últimos anos. A nova investigação, por isso, foi realizada com uma abordagem diferente.

Analisando a correlação direta

“Em vez de fazer um cálculo, com base no que acredita que acontecerá com o derretimento das massas de gelo, fizemos cálculos baseados sobre o que realmente aconteceu no passado. Analisamos a relação direta entre a temperatura global e do nível do mar desde 2000 anos atrás “, explica Aslak Grinsted, que é um geofísico do Centro de Gelo e Clima no Instituto Niels Bohr da Universidade de Copenhagen.

Com a ajuda de anéis de crescimento anual de árvores e de análise das sondagens nos núcleos de gelo, os pesquisadores foram capazes de calcular a temperatura do clima global 2000 anos atrás.

Ao relacionar os dois conjuntos de informações foi possível observar a relação entre a temperatura e o nível do mar. Por exemplo, na Idade Média, em torno do 12 º século, houve um período quente, quando o nível do mar era de aproximadamente 20 centímetros mais alto do que hoje e no século 18, houve uma “pequena idade do gelo ‘, onde o nível do mar era de aproximadamente 25 centímetros mais baixo do que é hoje.

A elevação do nível do mar no futuro como no passado

Assumindo que o clima no próximo século será três graus mais quente, o novo modelo de previsões indica que o mar subirá entre 0,9 e 1,3 metros. Para aumentar tanto assim e tão rapidamente significa que o gelo das grandes massas de gelo na Groenlândia e na Antártica vai derreter muito mais rapidamente do que o anteriormente acreditava.

Mas isso já foi observado que o gelo destas grandes massas reagem mais rapidamente a aumentos de temperatura do que os especialistas pensavam há poucos anos. E os novos estudos da idade do gelo mostram que estas massas podem derreter rapidamente. Quando a era glacial terminou, 11,700 anos atrás, o gelo foi derretido tão rapidamente que o nível do mar subiu 11 milímetros por ano – o equivalente a um metro em cada 100 anos.

Na atual situação, com o aquecimento global, os pesquisadores acreditam que o nível do mar vai subir com a mesma velocidade – ou seja, um metro, no espaço dos próximos 100 anos.

* Com informações da Science News e University of Copenhagen

[Por Henrique Cortez*, do Ecodebate, 10/01/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.