EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Gaza, artigo de Roberto Malvezzi (Gogó)

Pelo menos 100 crianças já morreram em Gaza, diz a ONG Save the Children; organização diz também que estimativa é conservadora. Foto de Muhammed Muheisen/AP, no Estadão Online
Pelo menos 100 crianças já morreram em Gaza, diz a ONG Save the Children; organização diz também que estimativa é conservadora. Foto de Muhammed Muheisen/AP, no Estadão Online

[EcoDebate] Começando o ano, diante das imagens vindas da Faixa de Gaza, tive aquela tristeza dos impotentes. Essa mistura de indignação com resignação, inutilidade, raiva, batida num liquidificador e que sobra apenas uma sopa amarga.

Então vamos à inutilidade das palavras. Ver aqueles tanques e aviões de última geração atacando um povo que briga com pedras é um horror. Na primeira guerra mundial, quando os aviões mal tinham sido inventados, imediatamente foram utilizados como arma de guerra. Alemães e Aliados brigavam no ar onde o piloto era também o manuseador da metralhadora, onde os aviões pareciam feitos de bambus. Os palestinos nem avião de bambu têm.

Aqueles povos irmãos, fratricidas, tem uma história milenar. Biblicamente os palestinos são descendentes de Ismael, o filho bastardo de Abraão com sua escrava egípcia Agar. Os Israelenses, biblicamente, são filhos de Abraão com Sara, sua esposa legítima. As duas se desentenderam. Muito do conflito entre palestinos e israelenses deriva dessa leitura bíblica conflituosa.

Mas, estamos em pleno século XXI. Todos os seres humanos têm direito iguais, não é mesmo? Não é assim que proclama o código dos direitos humanos, completando seus sessenta anos?

Que nada! Vale a força bruta, o poder da grana, a violência das armas. Nem o sangue das crianças incomoda quem pode e agride. Essa é a dimensão cruel da humanidade, a única espécie capaz de aniquilar seus semelhantes apenas pelo desejo de acumular riqueza e poder. A única capaz de produzir o inferno.

Roberto Malvezzi (Gogó) é Assessor da Comissão Pastoral da Terra – CPT, colaborador e articulista do EcoDebate

[EcoDebate, 07/01/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.