EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Amigos da Terra apresentam estudo de caso sobre o impacto da expansão das monoculturas de eucalipto sobre as mulheres

A Friends of the Earth e Movimiento Mundial por los Bosques Tropicales (WRM) estão desenvolvendo o projeto “A FUNÇÃO DA UNIÃO EUROPÉIA NO DESEMPODERAMENTO DAS MULHERES NO SUL ATRAVÉS DA CONVERSÃO DOS ECOSSISTEMAS LOCAIS EM PLANTAÇÕES DE ÁRVORES” e em parceria com o Núcleo Amigos da Terra/Brasil, produziu um estudo sobre a expansão das monoculturas de eucalipto sobre o Pampa gaúcho. A autoria é da bióloga e mestre em Educação Ambiental Cíntia Pereira Barenho. “É uma importante ferramenta não só para a luta contra a expansão dos megaprojetos de celulose e papel dos movimentos sociais e ambientalistas, mas também para todos os setores da sociedade porque mostra a realidade de mulheres que pouco ou quase nada têm sido divulgado pela mídia,” disse. Conforme contou, a situação destas mulheres ainda é de invisibilidade social, apesar de elas já estarem protagonizando lutas de resistência.

O estudo de caso contou com a participação de vinte mulheres de movimentos sociais do campo e da cidade que relataram diferentes impactos da silvicultura em suas vidas. As participantes moram em Rio Grande, Hulha Negra, Piratini, Encruzilhada do Sul, Barra do Ribeiro, São José do Norte, Santana do Livramento, Herval e Porto Alegre.

Dentre os impactos relacionados pelas mulheres, constatou-se que dificuldades acerca das condições sociais e de sobrevivência diária, como a contaminação do ambiente e de animais devido a utilização de grande quantidade de agroquímicos nas lavouras de eucalipto; a precária situação das estradas rurais devido ao tráfego de veículos pesados; a situação de violência e assédio sexual; escassez de água; degradação da terra, as condições de trabalho são precárias. Como conseqüência a reforma agrária está neutralizada e o abandono do campo tem se intensificado.

Este estudo de caso vai ser apresentado amanhã, dia 19, na Assembléia Legislativa, 14h, como um subsídio no encontro organizado pelo Movimento Nacional em Direitos Humanos, “Relatório da violação dos direitos humanos pela atividade da silvicultura no Estado do Rio Grande do Sul 2005-2008”.

Leia o estudo de caso em http://www.natbrasil.org.br/monocultura.htm

* Nota enviada por Eliege Fante

[EcoDebate, 20/12/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.