EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Ibama aplica multa de 60 milhões e apreende 7.500,00 m3 de madeira em Colniza, MT

Madeira apreendida, em foto de arquivo MMA
Madeira apreendida, em foto de arquivo MMA

A maior operação realizada pelo Ibama de Mato Grosso no segundo semestre de 2008, findou nesta semana. Foram 60 dias de trabalho na região de Colniza, na divisa com os estados de Amazonas e Rondônia, abrangendo uma área de aproximadamente 60.000 km2. Mais de 15.000 hectares de áreas desmatadas ilegalmente foram embargadas e 140 autos de infração foram lavrados, que somados, chegam aproximadamente no valor de R$ 69.000.000,00.

Outro foco da ação foi a extração ilegal de madeira, que naquela região motiva muitos conflitos fundiários, sendo apreendidos 7.500,00 m3 de madeira em tora e serrada, além de diversos caminhões, tratores e motosserras. Constataram-se diversos ilícitos ambientais, mas principalmente relacionados a desmatamentos e comércio ilegal de madeira. A operação teve ainda forte atuação em questões federais como incursões em terras indígenas, como as de índios Isolados Piripkura e Rio Pardo, além do Parque nacional do Juruena, todas áreas protegidas.

Além do trabalho de fiscalização, houve um grande esforço na área da educação ambiental em toda a região. Palestras e reuniões totalizaram mais de 50 eventos, atingindo um público de mais de 2.500 pessoas, principalmente nas áreas rurais e assentamentos, levando informações ambientais e conscientizando a população.

A Operação Três Fronteiras integra a operação Guardiões da Amazônia, com ações em toda a Amazônia Legal, e faz parte do Plano de Ação para Prevenção e Controle de Desmatamento na região, em vigor desde 2004.

O Exército Brasileiro, a Força Nacional de Segurança em parceria com a Polícia Federal, participaram da Operação, desenvolvendo atividades de investigação de crimes ambientais e de possíveis quadrilhas envolvidas, além de iniciarem os procedimentos criminais relativos às diversas situações encontradas.

Rebeca Paulo
Ascom Fiscalização Ibama
Fonte: Ibama Cuiabá

[EcoDebate, 16/12/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.