EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

COP 14: Um novo acordo contra o aquecimento global não sai em 2009

Chefe da Convenção do Clima já fala em reunião adicional antes de Copenhague. Discussão sobre florestas em conferência do clima na Polônia é suspensa pelo Brasil; dinamarquês ironiza desmatamento evitado

O mundo não cumprirá o prazo de fechar um novo acordo contra o aquecimento global até 2009, admitiu ontem na Polônia a principal autoridade das Nações Unidas em mudança climática, o diplomata holandês Yvo de Boer. Matéria de Afra Balazina, da Folha de S.Paulo, 10/12/2008.

“Não obteremos um acordo a longo prazo totalmente detalhado em Copenhague. Não será possível”, afirmou, em referência à conferência do clima marcada para o ano que vem na Dinamarca, que deveria produzir o acordo que substituirá o Protocolo de Kyoto após 2012.

Falando a jornalistas ontem em Poznan, na COP-14 (14ª Conferência das Partes da Convenção do Clima da ONU), o secretário-executivo da convenção disse que deve-se tomar cuidado em “em ir muito longe e não alcançar nada”.

Fechar um acordo em Copenhague é considerado vital para que não haja um “vazio” de regulação para a emissão de gases-estufa após 2012. No entanto, a recusa dos países em adotar cortes altos de emissão, aliada à transição dos EUA e à crise econômica, tem atravancado as negociações em Poznan.

“O que precisamos alcançar em Copenhague é clareza nos pontos políticos chave”, disse ele. Isso significa deixar somente os detalhes fora do acordo na Dinamarca, e não os pontos fundamentais.

O objetivo em Poznan é fazer o esboço do compromisso a ser firmado. Mas, segundo De Boer, essa reunião pode não ser suficiente -pode ser necessário mais um encontro em 2009 antes de Copenhague.

As discussões sobre florestas, mais especificamente sobre Redd (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal, na sigla em inglês), têm aquecido o ambiente gelado de Poznan.

Ainda não há consenso entre as partes, por exemplo, sobre se o pagamento pela conservação virá por meio do mercado de carbono ou não.

Por não concordar com o andamento da questão, ontem o Brasil travou a discussão. O país defende um fundo com doações voluntárias para os países em desenvolvimento que evitarem o desmatamento.

Mas outras nações preferem que seja criado um mecanismo de compra de créditos de carbono -o que, segundo o governo brasileiro, encheria o mercado de crédito barato e não obrigaria os países ricos a de fato reduzirem suas emissões.

Thomas Becker, representante da Dinamarca, por exemplo, deu uma amostra da falta de consenso. Ele afirmou ontem à Folha, após um longo suspiro, que “é importante evitar o corte de florestas em países tropicais se queremos reduzir as emissões”.

No entanto, ele compara a situação do Brasil com a dos esquimós. “Eles também precisam receber recursos para evitar o derretimento do gelo?”, indaga. “É uma questão ética, se as árvores são de todos ou daquele país. É o mesmo que discutir quem possui o mar.”

Ontem o Brasil trancou a discussão sobre Redd para evitar um “atropelamento” da questão. Entre os pontos em discórdia está se os projetos serão nacionais (o que o Brasil defende) ou regionais (que Costa Rica e Colômbia preferem).

Para Paulo Adário, do Greenpeace, a posição do Brasil neste caso é “muito boa”. Segundo ele, nos projetos regionais pode haver “vazamento” -ou seja, alguém recebe dinheiro por evitar corte raso numa região, compra floresta em um lugar diferente e desmata. “Seria o dinheiro para evitar desmatamento sendo usado para destruir a floresta”, disse.

A repórter se hospeda em Poznan a convite da Convenção do Clima da ONU

[EcoDebate, 11/12/2008]

Nota do EcoDebate: sobre o mesmo tema sugerimos que leiam, também: “COP 14: Mais uma conferência climática caminha para para o fracasso” e “A batalha contra o aquecimento global já está perdida?

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.