EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

X Encontro Pacto de Resgate Ambiental: Fórum em Prol do Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica da Barra da Tijuca/Jacarepaguá

O INSTITUTO LAGOA VIVA (membro do CONSELHO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS e representante eleito do COMITÊ BAIA DE GUANABARA E SISTEMAS LAGUNARES MARICÁ E JACAREPAGUÁ) e a sua principal iniciativa local, o Movimento Evolutivo PACTO DE RESGATE AMBIENTAL, que prioritariamente luta pela revitalização e conservação permanente da bacia hidrográfica da Barra da Tijuca Jacarepaguá, apresenta e convida para o X Encontro Pacto de Resgate Ambiental.

APRESENTAÇÃO

Somos responsáveis por acelerar o processo de degradação ambiental e a começar a desvendar os complexos e graves problemas ambientais que causamos. É importante salientar que o conhecimento da nossa geração nos exige a responsabilidade de urgência para mudanças de hábitos e atitudes. O nosso maior desafio é enfrentar o fato de poder mudar, ou não, as possibilidades das próximas gerações. Mas poucos estão fazendo.

Agimos convocando cidadãos que acreditam na capacidade de transformar a nossa realidade para melhorar a qualidade e garantir nossas vidas, através de palestras que abordam temas relevantes. Temas estes que precisam ser exaustivamente debatidos, pois trazem elementos que permitem compreender melhor e tomar medidas de mitigação e precaução para reverter a onda dos graves problemas ambientais como: poluição, saneamento, emissão de gazes, desmatamento, água, lixo, desperdício, ocupações irregulares em faixas marginais e áreas de encostas entre tantos outros, que resultam em realidades incontroláveis, já vivenciadas, como verões mais quentes e invernos mais rigorosos, desertificação, chuva ácida, maior número de enchentes, terremotos, secas e incêndios florestais, aumento da intensidade e freqüência de tempestades e furacões, derretimento de geleiras e calotas polares e elevação do nível do mar são algumas das conseqüências das mudanças climáticas.

A educação ambiental para nossas crianças é a única alternativa para o futuro da sobrevivência da humanidade. Para tanto, o processo contínuo, oito anos de ações do Movimento Evolutivo Pacto de Resgate Ambiental e parceiros, tem refletido significativamente na região ao articular, participar, transmitir informações e motivar a comunidade para melhores hábitos, valores e práticas sustentáveis.

Agora é o tempo de pararmos de ser os vilões da natureza. Agora é o tempo de preparar nossas crianças e a região, para um futuro de sérios desafios ambientais. Agora é o tempo de consolidarmos o nosso SUBCOMITÊ, elaborarmos o plano de gestão da nossa bacia hidrográfica, cumprirmos metas, capacitarmos gestores, proporcionarmos, lazer, pesca, esporte, transporte, ecoturismo, gerando emprego e renda de forma sustentável e concretizarmos um dos maiores anseios da comunidade: a plena recuperação e conservação permanente da bacia hidrográfica da Barra da Tijuca e Jacarepaguá.

As atividades que seguem nesta oportunidade fazem parte do Movimento Evolutivo PACTO DE RESGATE AMBIENTAL, pela revitalização e conservação permanente da bacia hidrográfica da Barra da Tijuca/Jacarepaguá, integra a agenda anual prioritária do Instituto Lagoa Viva, sempre em parceria com as entidades representativas locais e apoio voluntário de cidadãos e empresas sensíveis as causas ambientais. ´

Deste Seminário será compilado documento e encaminhado devidamente às autoridades, expressando legítimos anseios coletivos, no propósito de ser subsídio a Diretrizes de Política Pública Ambiental Local.

Juntem-se a nós, participem e divulguem!

Dia: 12 de dezembro de 2008 (8:00 h as 18:00 h)
Local: MARINA BARRA CLUBE (Estrada da Barra da Tijuca, 777)

Autoridades, lideranças locais, empresários e autoridades convidadas:

8:00h – Café da manhã de boas vindas, credenciamento e entrega de material.
9:00h – Cerimonial de Abertura e entrega dos PROTOCOLOS DE VINCULAÇÃO ao PACTO DE RESGATE AMBIENTAL
9:40h – Professor Álvaro Nassaralla e Biólogo Marcelo Mello – Instituto Lagoa Viva
10:00h –Karla Monteiro Matos – Diretora do Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental do Ministério do Meio Ambiente – “Diretrizes para Implantação de Projetos Ambientais Locais”
10:30h – Marilene Ramos – Secretária do Ambiente do RJ – “Pacto pelo Saneamento”
11:00h – Dr.Jair Otero e Dra. Marcia Bacarini (CEDAE) – “Panorama do Programa de Saneamento da nossa bacia hidrográfica”
11:30h – Dr. Wanderley Rebello – “Legislação do Meio Ambiente no Brasil e os Reflexos na Gestão Empresarial”.
12:00h – Fabio Castelo Branco (ONG Alto Astral) -“Cuidados preventivos contra a dengue”
13:00h – Intervalo p/ almoço
14:00h – Prof. Felipe Brasil – “Adoção de Medidas Preventivas e Adequadas ao Controle e Disposição de Resíduos”
14:20h – Ecólogo Mario Moscatelli – “Cenário atual local, balanço2008”
14:40h – Oceanógrafo David Zee – “Práticas para a Mitigação da Poluição nas lagoas”
15:00h – “Diretrizes para Consolidação do Sub-Comitê de Bacia Hidrográfica de Jacarepaguá”. Coordenador – Carlos Buarque Viveiros (Presidente do Comitê aia de Guanabara); Dr. Luiza Cristina Krau (FURNAS) e Ninon Machado (Instituto Ipanema)
15:30h – Luiz Firmino e Fátima Casarin (SERLA) – “Avanço no processo da escolha da representatividade do organismo do Sub-Comitê da bacia Barra/ Jacarepaguá

Dia: 13 de dezembro de 2008 (9:00h as 13:00)
Local: Ilha da Gigóia (Acesso pela Av. Armando Lombardi 350)
AÇÃO: Lançamento do Projeto ZERÓLEO, MUTIRÃO CONTRA DENGUE, plantio e limpeza de manguezais e passeio embarcado monitorado nas lagoas.

Apoio:MARINA BARRA CLUBE, ACIBARRA, CCJ, AIB, FAMBARRA. CARVALHO HOSKEN, BRASCAN, CONCREMAT, OAS, DELTA, UFE.
Inscrições limitadas e gratuitas: WWW.PACTODERESGATEAMBIENTAL.ORG

Comissão provisória de organização, registros, sistematização e desdobramentos:

Prof. Álvaro Nassaralla, Francisco Eduardo L. de Carvalho, Biólogos – Marcelo Cruz Tavares da Cunha Mello, Luiz Carlos Gomes do Couto, Gláucia Freitas, Engenheiros Felipe Botrel, Marco Velloso, Renato Velloso, Fábio Velloso. Adriana Mello, Maria Luiza Velloso, Carlos Alberto Costa (Bezerra), Maria Helena Cantamissa.

Coordenador Executivo: Donato Velloso – Presidente do Instituto Lagoa Viva
Telefone para contato: (21) 2493-5796 / 8728-0430
E-mail: lagoaviva@ig.com.br – donato@pactoderesgateambiental.org

[EcoDebate, 09/12/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.