EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Governo do estado do Rio de Janeiro e a Vale fecham acordo para adoção do parque da Ilha Grande

A mineradora Vale e o governo do estado do Rio de Janeiro assinaram ontem (5) um acordo para adoção do Parque Estadual da Ilha Grande, litoral sul fluminense. Ao todo serão investidos R$ 20 milhões pelos próximos cinco anos. A Vale arcará com R$ 5 milhões e o restante virá dos governos federal e estadual e da prefeitura de Angra dos Reis, município do qual faz parte Ilha Grande.

Além do apoio financeiro, dentre outras funções, caberá à Vale fornecer suprimentos, insumos e materiais para a preservação e manutenção do parque.

O governador do Rio, Sérgio Cabral, aproveitou a ocasião para diplomar os 40 bombeiros que formam a primeira turma de guarda-parques da Ilha Grande. O presidente do Instituto Chico Mendes, Rômulo Mello, informou que já está sendo treinada a segunda turma, com 160 homens, para ocupar outros parques do estado.

“São profissionais especialistas em prevenção e combate a incêndios florestais, busca e salvamento de pessoas que se perdem ou se acidentam em áreas naturais e o Instituto Estadual de Florestas os treinou na parte de legislação ambiental e relações públicas para recepcionarem os visitantes”.

Durante a solenidade, o presidente da empresa Vale, Roger Agnelli, apresentou o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Ilha Grande. O plano, que abrange mais de 100 praias, foi elaborado por 500 pessoas, representantes da sociedade civil, do Poder Público, da iniciativa privada e moradores da região. O estudo prevê 23 ações para o desenvolvimento sustentável da região e orientará os governos do estado e do município sobre saneamento básico e melhoria de infra-estrutura para o turismo.

Matéria de Flávia Villela, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 06/12/2008.

[EcoDebate, 06/12/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.