EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

floresta zero: Proposta de mudança no Código Florestal dá perdão a quem destruiu áreas de preservação permanente

Desmatamento na Amazônia, em foto de arquivo MMA
Desmatamento na Amazônia, em foto de arquivo MMA

Stephanes propõe anistia a desmatador – Ministro da Agricultura e parlamentares ruralistas argumentam que lei atual inviabiliza agronegócio; ONGs criticam novo projeto

Uma proposta do Ministério da Agricultura e de parlamentares ruralistas para alterar o Código Florestal não só libera o plantio de dendê e outras espécies exóticas em áreas destinadas à recuperação de floresta nativa na Amazônia como anistia os produtores de todo o país que plantaram em áreas de preservação permanente (APPs) até 31 de julho do ano passado. Matéria de Afra Balazina, da Folha de S.Paulo, 04/12/2008.

As APPs são os topos de morro, as encostas e as margens de rios. Como o nome indica, elas não podem ser ocupadas e, pela lei, precisam ser recuperadas.

A proposta foi discutida anteontem em Brasília, numa reunião de que participaram os ministros Carlos Minc (Meio Ambiente) e Reinhold Stephanes (Agricultura) e parlamentares da bancada ruralista. Se aceita após uma reunião na próxima semana, pode ser posta em votação na Câmara dos Deputados ainda neste ano.

Ambientalistas afirmam que a proposta é pior do que o projeto que está atualmente no Congresso para alterar o Código Florestal, uma lei de 1965 modificada por uma Medida Provisória que vem sendo reeditada todo ano desde 2001.

Para Roberto Smeraldi, diretor da Amigos da Terra Amazônia Brasileira, as idéias apresentadas são uma “tática” dos ruralistas. Segundo ele, a radicalização do discurso pode ter a intenção de fazer parecer que as propostas anteriores eram um “mal menor”. O projeto que está na Câmara, apelidado de “floresta zero”, é criticado por ambientalistas por, na prática, reduzir a reserva legal (percentual mínimo de floresta a ser preservado em imóveis rurais) na Amazônia de 80% para 50%.

Além de anistiar as APPs que foram usadas até julho de 2007, a proposta de Stephanes aumenta para 50% a porcentagem de plantio de dendê na recomposição da floresta em reserva legal. Na prática, isso reduz a reserva legal para fins de recuperação a 30%.

Na opinião de André Lima, do Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), é grave Stephanes apresentar uma proposta “que anula a base legal que dá sustentação para o combate ao desmatamento” justamente um dia depois de o governo apresentar o Plano Nacional de Mudanças Climáticas e admitir metas internas de redução da devastação.

A justificativa dos ruralistas é que, se o Código Florestal atual for respeitado, o agronegócio acabaria. Minc disse ontem que nem a sua pasta nem o Ministério de Desenvolvimento Agrário aceitam os termos do Ministério da Agricultura. “As propostas estão acirradas e pioradas. Em vez de tentarem negociar, eles extremaram.”

Ruralistas rachados

Segundo Minc, nem todos os ruralistas apóiam a proposta de Stephanes. “Temos conversado com a Kátia Abreu [DEM-TO, presidente da Confederação Nacional da Agricultura] e ela tem uma posição muito mais próxima disso que a gente está discutindo com as ONGs.”

Procurado, o Ministério da Agricultura disse que a questão ainda está em debate.

[EcoDebate, 05/12/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

2 thoughts on “floresta zero: Proposta de mudança no Código Florestal dá perdão a quem destruiu áreas de preservação permanente

  • Ricardo Luiz da Silva Costa

    A meu ver, neste episódio,o Ministério da Agricultura e a bancada ruralista perderam a noção do perigo, em relação ao ponto de equilíbrio, entre aquilo que é bom para êles e o que é justo para o conjunto da sociedade nacional. Eu acho que dá pra conciliar os interesses pela via da ciência e da tecnologia especializada do País. Eu acredito que pelo debate, amplo e democrático, através de Audiências Públicas regionalizadas, os políticos obteriam mais clareza e responsabilidade na hora de decidir sobre uma matéria de tamanha repercussão à vida nacional, e até mesmo internacional. Eu voto, a luz da ciência e da tecnologia, nas teses defendidas pelo Ministério do Meio Ambiente e a bancada ambientalista do Congresso Nacional.

Fechado para comentários.