EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Ibama interdita depósito de carvão nativo clandestino no sudoeste da Bahia

Ibama interdita depósito de carvão no sudoeste da Bahia

Salvador (20/11/2008) – Agentes do escritório do Ibama em Vitória da Conquista, em operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal, interditaram na cidade de Cândido Sales – a 608 Km de Salvador e a 98 Km de Vitória da Conquista -, um depósito de carvão, onde foram encontrados 298 m3 de carvão nativo sem o Documento de Origem Florestal (DOF).

Na ocasião, o produto estava sendo beneficiado e empacotado em sacolas com diversas logomarcas dos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, as quais, conforme detectaram os agentes em consulta no sistema, “não têm autorização para comercialização do mesmo”.

A equipe apreendeu no local duas balanças de precisão, uma máquina de costura de sacolas, 25.500 sacolas vazias. Também lacrou uma máquina beneficiadora. Segundo os agentes, todo esse material era utilizado para beneficiamento e empacotamento do carvão nativo clandestino.

No momento da ação o proprietário não se encontrava no local, mas foi notificado a comparecer ao Escritório Regional do Ibama em Vitória da Conquista levando a documentação exigida. Caso isso não aconteça, será lavrado Auto de Infração no valor de R$ 84.900,00 (oitenta e quatro mil e novecentos reais) e o infrator também responderá por crime ambiental.

Carlos Garcia, Ascom Ibama/BA

[EcoDebate, 21/11/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.