EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Ibama concederá licença de instalação parcial da Usina Hidrelétrica de Jirau

rio Madeira, em foto de arquivo
Rio Madeira, em foto de arquivo

A licença de instalação parcial da Usina Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira (RO) será assinada pelo presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias. A garantia é do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Segundo ele, a licença vai permitir a construção da usina em um novo local, como propôs o consórcio vencedor do leilão.

A licença de instalação é a segunda etapa do processo de licenciamento ambiental e viabiliza o início dos trabalhos de construção do empreendimento. Segundo Minc, a licença de Jirau concedida hoje será apenas para o canteiro de obras e para uma ensecadeira, o que vai permitir que as obras comecem imediatamente. A licença para todo o empreendimento deve sair até o fim do ano.

Ao conceder a licença, o Ibama vai exigir que o consórcio realize uma série de medidas mitigatórias, como a aplicação de R$ 36 milhões para projetos de habitação em Porto Velho. As empresas também vão ter que adotar as reservas biológica e extrativista de Cuniã, em Rondônia, bancando o custeio e a manutenção das unidades. Além disso, o consórcio terá que adotar espécies em extinção como o tamanduá-bandeira, o tatu canastra, a onça pintada e o boto vermelho.

Segundo Minc, a partir de agora, todos os licenciamentos vão exigir, além da adoção de um parque, a adoção de pelo menos uma espécie ameaçada de extinção. “Os outros que preparem o couro”, disse.

O ministro explicou que a demora para a concessão da licença foi causada pela mudança do eixo proposta pelo consórcio vencedor. Segundo ele, por orientação da Advocacia-Geral da União, foi realizado um estudo para validar a mudança do eixo, além de uma nova audiência pública em Porto Velho.

A licença de instalação para a Usina de Santo Antônio, também no Rio Madeira, foi concedida em agosto deste ano. A licença prévia para as duas usinas foi dada em conjunto, em julho do ano passado.

Matéria de Sabrina Craide, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 13/11/2008.

Nota do EcoDebate: a instalação das usinas de Jirau e Santo Antonio, no rio Madeira, é um dos temas que mais preocupam os movimentos sociais, com destaque para as organizações ambientalistas e indigenistas. Sugerimos aos leitores, que também acessem os artigos e matérias abaixo indicados, em ordem decrescente de data de publicação:

Ibama: descaso criminoso ignora documentos da Funai sobre Terras Indígenas e Índios Isolados, nas áreas de influência das usinas do Madeira, artigo de Telma Delgado Monteiro

Ibama enfrenta pressão para decidir por licença para Jirau

O ‘desmanche’ da legislação ambiental brasileira: os Juízes vão permitir? artigo de Telma Delgado Monteiro

Ministério Público ameaça processar diretoria do Ibama caso seja concedida licença ambiental às obras da usina de Jirau

Minc prevê licença de Jirau este ano e descarta falta de crédito

Luta em defesa do Rio Madeira é retomada por Ongs

Movimentos sociais pedem que BNDES não aprove crédito para usinas no Rio Madeira

Por causa do Complexo Madeira, governo é duramente criticado em reunião do Conama, por Ivaneide Bandeira Cardozo

Licença da usina de Jirau será ‘blindada’, afirma Minc

O Plano de Aceleração do Comprometimento com as empreiteiras: o caso do Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira (RO) e as razões do apelo ao Tribunal Internacional de Justiça Ambiental, artigo de Rodrigo Siqueira Ferreira

Usina de Jirau: Ação Civil Pública do MPF de Rondônia contesta mudança proposta pela Suez, por Telma Delgado Monteiro

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.