EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Atlas reúne e analisa dados sobre qualidade da água, saneamento e saúde no Brasil

As principais enfermidades causadas pela água de baixa qualidade são a cólera, a leptospirose e a hepatite A, além da mortalidade por diarréia em menores de 5 anos

A Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz, acaba de lançar o atlas digital Água Brasil, que reúne e analisa números a respeito da qualidade da água, do saneamento e da saúde nos municípios brasileiros. Considerado um sistema de visualização de indicadores, o atlas ajuda a traçar um painel da água usada para consumo humano no país. O debate sobre a qualidade e cobertura dos serviços de saneamento também é estimulado. Os resultados do estudo estão acessíveis a sociedade, técnicos de vigilância em saúde e gestores interessados no tema. O atlas foi lançado oficialmente na 8ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), em Brasília.

Esta é a primeira vez no país que diagnósticos locais dos problemas relacionados à qualidade da água são disponíveis sem restrições, pela internet. “É importante saber que o saneamento é primordial. Não temos que ter apenas o abastecimento suficiente. É necessário o esgotamento e o tratamento, já que água deve seguir seu ciclo e ser reutilizada, evitando contaminações”, afirma a pesquisadora do Icict Renata Gracie.

“Divulgar no meio virtual um atlas relacionado à água e a doenças de veiculação hídrica, juntamente com os dados do saneamento, ajudará os gestores, as ONGs e a população na tentativa de reivindicar a melhora na qualidade da água”, destaca a pesquisadora. Renata afirmou que o Brasil tem uma boa cobertura na questão do abastecimento, mas quando o assunto é qualidade da água, as formas diferentes de coleta de dados dificultaram o trabalho da equipe, coordenada pelo pesquisador da Fiocruz Christovam Barcellos.

De acordo com a pesquisadora, os gestores utilizarão os dados do atlas para organizar suas políticas públicas e alocar recursos de maneira correta e direta. “Com o mapa, as informações dos lugares que têm uma qualidade de água menos apropriada para o consumo humano são identificadas. Isso significa mais economia para o governo, já que pela posição geográfica há a identificação do lugar mais adequado para os recursos serem empregados”, explica Renata.

Resultados comprovam que o Rio Grande do Sul realiza o trabalho mais contundente

“Os resultados demonstram que a Região Centro-Oeste e o Rio Grande do Sul fazem um trabalho interessante, que tem intensa notificação. Este foi um dos primeiros estados a trabalhar com a coleta de amostras para tratar a qualidade da água”, afirma Renata. A pesquisadora ainda ressalta que o município de São Paulo tem um sistema paralelo que analisa a qualidade da água de forma competente e eficaz, mas que não divulga as informações de maneira completa para o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua). O destaque negativo ficou com o trabalho feito pelas regiões Norte e Nordeste e a parte norte do Sudeste.

A pesquisadora afirma que o sítio virtual ainda está em período de teste e que será necessária constante atualização e vigilância, já que os dados das doenças de veiculação hídrica flutuam. “O site tem tabelas e mapas e relaciona todas as informações. Já existia esse tipo de trabalho com municípios, mas abordando o Brasil de forma completa é novidade. As pessoas têm a possibilidade de baixar todo o conteúdo”, enfatiza Renata.

“Conseguimos sensibilizar os técnicos com relação à importância de melhorar a forma de sistematizar os dados das coletas das amostras. Eles se mobilizaram para melhorar a qualidade da veiculação hídrica, já que isso é importante para a população, na medida em que pode evitar possíveis doenças”, ressalta a pesquisadora. As principais enfermidades causadas pela água de baixa qualidade são a cólera, a leptospirose e a hepatite A, além da mortalidade por diarréia em menores de 5 anos. Além disso, a presença da dengue é maior em locais em que moradores armazenam água de maneira imprópria, sem tampar e sem usar o cloro.

A seleção dos indicadores e sua forma de apresentação em mapas e tabelas foram estabelecidas por um grupo de trabalho coordenado pelo Laboratório de Informações em Saúde (Lis), do qual participaram profissionais e pesquisadores da Universidade Federal da Bahia, Centro de Pesquisa Ageu Magalhães, Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério das Cidades e Agência Nacional das Águas, além das secretarias de Saúde estadual e municipal do Rio de Janeiro e de São Paulo. Os dados necessários para calcular os indicadores foram obtidos pelo censo demográfico de 2000, pela Pesquisa Nacional de Saneamento Básico do mesmo ano, pelos sistemas de informação, como o Sisagua, e pela Agência Nacional de Águas. Para mais informações e visualização de todos os indicadores, acesse aqui.

Matéria de Rafael Vinícius, da Agência Fiocruz de Notícias, publicada pelo Ecodebate, 13/11/2008.

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.