EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Movimentos sociais e ambientais convocam seminário internacional sobre agrocombustíveis

cana

Evento paralelo à Conferencia de Biocombustíveis do Governo Federal questionará viabilidade do atual modelo de produção, comércio e distribuição de etanol e biodiesel.

De 17 a 19 de novembro acontece em São Paulo o Seminário Internacional – Agrocombustíveis como obstáculo à construção da soberania alimentar e energética, organizado por entidades e movimentos sociais e ambientais do Brasil e do exterior. O evento pretende questionar os mitos da “sustentabilidade” da produção industrial de etanol, aprofundar o debate do papel da agroenergia nas crises alimentar, energética e climática, e apresentar propostas políticas para o fortalecimento da soberania alimentar e energética.

Contraponto à Conferência Internacional sobre Biocombustíveis do governo federal – que acontece em São Paulo de 17 a 21 de novembro -, o Seminário pretende alertar os participantes do evento oficial e a opinião pública nacional e internacional sobre os graves problemas do etanol quanto a questões trabalhistas (como trabalho degradante e escravo), ambientais (como desmatamentos, exaustão e contaminações de solos e cursos d’água e poluição atmosférica, grandes monocultivos, etc) e fundiárias (concentração de terras, ocupação de territórios de populações tradicionais, estrangerização das terras, etc), entre outros.

Para as entidades organizadoras do Seminário, o modelo agroexportador incentivado pelo governo brasileiro e a previsão de expansão do setor sucroalcooeliro – dos atuais 7 milhões de ha de cana para 10,3 milhões de ha em 2013 –, além de aprofundar os impactos sociais, ambientais e fundiários, não atendem às demandas internas de energia e reforçam uma disputa aberta entre culturas energéticas e alimentares pela terra agriculturável.

O evento também analisará os impactos dos cultivos energéticos em países da América Latina, América do Norte, África, Ásia e Europa, e buscará apresentar alternativas que atendam às necessidades locais e regionais das diversas realidades dentro do conceito de soberania energética, atentando para questões de importância vital como clima, soberania alimentar e uso sustentável dos recursos naturais. As conclusões do Seminário serão levadas e apresentadas à Conferência Internacional sobre Biocombustíveis e seus participantes.

Serviço
Evento: Seminário Internacional – Agrocombustíveis como obstáculo à construção da soberania alimentar e energética
Data: de 17 a 19 de novembro
Local: Auditório da Apeoesp, Praça da República, 282, São Paulo
Mais informações:
Alexania, tel. 11 7239.7987
Verena, tel. 11 9853.9950
Eliege, tel. 51 9816.9595

Atenção: o evento será fechado para a imprensa. No dia 19, haverá uma coletiva a ser anunciada oportunamente

Movimentos e entidades brasileiras convocantes:

Via Campesina Brasil – MMC, CPT, MPA, MAB, FEAB, CIMI, PJR, MST
ABRA – Associação Brasileira de Reforma Agrária
Amigos da Terra Brasil
ANA – Articulação Nacional de Agroecologia
Assembléia Popular
CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviços
CUT – Central Única dos Trabalhadores
FASE
FBOMS
FETRAF – Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familar
Intersindical
Marcha Mundial das Mulheres
Plataforma BNDES
RBJA – Rede Brasileira de Justiça Ambiental
REBRIP – Rede Brasileira pela Integração dos Povos
Rede Economia e Feminismo
Rede Social de Justiça e Direitos Humanos
Rede Educação Cidadã
Repórter Brasil
Terra de Direitos

* Nota enviada pelo Núcleo Amigos da Terra Brasil

[EcoDebate, 12/11/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.