EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Yucca Mountain Project: EUA precisam definir plano para depósitos de lixo nuclear

Polêmica envolve ampliação do local atual onde o resíduo é acumulado; Obama acredita que Yucca não deve ser expandido

Yucca Mountain, em Serra Nevada, estado de Nevada, EUA. Foto AP/CNN
Yucca Mountain, em Serra Nevada, estado de Nevada, EUA. Foto DOE/CNN

WASHINGTON – O Departamento de Energia dos Estados Unidos vai dizer ao Congresso, nas próximas semanas, que deve começar a buscar um segundo local permanente para enterrar o lixo nuclear, ou aprovar uma grande expansão do depósito atual, embaixo de uma montanha no deserto de Nevada. Por H. Josef Hebert, da Associated Press.

Edward Sproat, chefe do departamento civil de lixo nuclear, disse na quinta-feira, 6, que o limite de 77 mil toneladas que o Congresso colocou no depósito de Yucca Mountain é pouco para as necessidades do país, e que deve ser expandido. Casa contrário, outro depósito deverá ser construído em outro local, disse.

O futuro do projeto de expansão ainda é completamente incerto.

O presidente eleito Barack Obama disse não acreditar que a região, a 145 quilômetros de Las Vegas, seja adequada para a manutenção de material altamente radioativo, e disse que outras opções devem ser exploradas.

Sproat, falando em uma conferência sobre lixo nuclear, disse que o Departamento de Energia mandará um relatório para o Congresso nas próximas semanas que defenderá a expansão de Yucca. Ele disse que em dois anos a quantidade de lixo nuclear produzida pelas 104 usinas nucleares americanas excederá as 77 mil toneladas. A montanha de Yucca não foi projetada para abrir antes de 2020.

Se o limite não for removido, disse Sproat, o relatório vai pedir que o Congresso de autoridade ao departamento para que avalie um segundo local de depósito para lixo nuclear. A lei atual proíbe esse tipo de pesquisa, acrescentou.

“Pensamos que ainda há espaço para mais material em Yucca. Quanto, não temos certeza”, disse Sproat.

Allison Macfarlane, geólogo e professor da Universidade de George Mason, que estudou a área, disse que há limites claros para a expansão devido às falhas geológicas de terremotos e aos ricos de atividade vulcânica.

Yucca Mountain Project

[EcoDebate, 11/11/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.