EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Especialistas defendem mudanças na qualidade da alimentação infantil para que os adultos sejam mais saudáveis

Alimentos orgânicos, em foto de arquivo
Alimentos orgânicos, em foto de arquivo

Representantes de entidades de defesa do consumidor e médicos reuniram-se ontem (10), na capital paulista, para debater problemas como a alta quantidade de gordura, conservantes, sal e açúcar em alimentos industrializados.

Organizado pela Associação Paulista de Medicina (APM) e a Pro Teste Associação de Consumidores, o Simpósio Pacto Social para a Alimentação Saudável desde a Infância resultará em um documento com propostas para melhorar a alimentação da população que será encaminhado ao Ministério da Saúde, a representantes da indústria e a entidades ligadas à saúde.

Segundo a coordenadora institucional da Pro Teste, Maria Inês Dolci, testes comparativos feitos pela entidade com diversos produtos industrializados mostraram excesso de açúcar, sal e gordura nos alimentos e foram os motivadores do encontro.

Ela destacou que a maior preocupação é melhorar a qualidade da alimentação infantil para que os adultos sejam mais saudáveis. A proposta é mudar os hábitos alimentares das crianças e fazer com que os hábitos saudáveis permaneçam para sempre. “Nós sabemos que o adulto depende muito da alimentação da infância e temos percebido que há uma diminuição muito grande desses hábitos saudáveis e de uma boa alimentação, que estás sendo substituída por alimentos industrializados que deixam a desejar”.

Dolci apontou a necessidade da participação efetiva da indústria para a melhoria da alimentação, além da realização de campanhas permanentes pelo governo federal para gerar mudanças nos hábitos alimentares do brasileiro. “Nós queremos cada vez mais que as pessoas entendam e percebam um pouco mais o que estão comendo. Essa educação vem do lar, dos pais e responsáveis, nas cantinas e merendas escolares, nos lanches que as crianças levam para a escola. É uma ação conjunta de todos”, afirmou.

O presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), Jorge Curi, ressaltou que as doenças cardiovasculares e o câncer, além do aumento da obesidade, por exemplo, estão diretamente relacionadas a hábitos não saudáveis de alimentação. Ele disse que o aumento da oferta de alimentos mais calóricos, ricos em gorduras, sal e açúcar contribui para a piora dos hábitos alimentares da população. “Infelizmente o tipo de vida que se leva hoje em dia não é compatível com uma boa saúde. Excesso de caloria e diminuição de atividade física são receita para má evolução da saúde”, alertou.

Curi ressaltou ainda que é preciso que os pais ofereçam aos filhos alimentos de qualidade e até que evitem os alimentos mais fáceis de serem adquiridos e que são os mais calóricos, doces e altamente palatáveis, gostosos, mas indesejáveis em termos de saúde pública. “Nós temos obrigação de promover o início de um pacto para uma alimentação saudável que passa pelo grupo de toda a sociedade organizada” defendeu.

Ele afirmou ainda acreditar que seja necessária uma regulamentação na área de saúde e da indústria alimentícia, principalmente a voltada para a população infantil. Segundo Curi, a indústria tem papel fundamental e deveria perceber o malefício da alimentação não saudável e da necessidade de reeducar a população e deveria espontaneamente fazer essa adesão. E disse ainda que é preciso inibir a propaganda de alimentos nocivos, principalmente em horários em que as crianças fiquem expostas à programação.

Curi reforçou que o documento elaborado durante o encontro indicará ações óbvias já conhecidas pelas autoridades e pela indústria. “O que precisamos é que ele [documento] chegue de forma rápida ao governo e que isso se transforme em ações rápidas e efetivas em termos legislativos, fiscalizatórios e educativos”.

Má alimentação leva a problemas como câncer e doenças cardiovasculares, diz médico

Problemas como câncer e doenças cardiovasculares estão relacionadas a má alimentação, de acordo com o presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), Jorge Curi.

De acordo com Curi, a vida muito agitada das metrópoles acaba contribuindo para que as pessoas não se alimentem de maneira saudável e isso acaba afetando a saúde e levando ao aparecimento de diversas doenças. Segundo ele, a propaganda é outro vilão porque apresenta aos consumidores alimentos saborosos, mas com altos índices de sal, açucares e gorduras que fazem mal ao organismo.

“Todos esses itens são saborosos, mas nocivos a saúde. Precisamos criar uma reeducação alimentar. Esse é um desafio mundial e, seguramente, brasileiro, pois grande parte das doenças hoje são decorrentes de uma associação onde a alimentação é um componente extremamente importante”, explicou Curi, durante entrevista ao programa Revista Brasil da Rádio Nacional.

De acordo com o presidente da APM, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 32% da mortalidade brasileira e o câncer por 16% e “esses dois itens tem uma relação direta com a alimentação”.

Para Curi, a indústria também deve assumir sua cota de responsabilidade. “Precisamos até da adesão da própria indústria que de forma sábia precisa entender que tem que mudar a postura em relação à composição dos seus produtos”, disse.

Matérias de Flávia Albuquerque e Roberta Lopes, da Agência Brasil, publicadas no Ecodebate, 11/11/2008.

[EcoDebate, 11/11/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

One thought on “Especialistas defendem mudanças na qualidade da alimentação infantil para que os adultos sejam mais saudáveis

  • Mudança de Hábito Alimentar é o Melhor Caminho.

    Na Educação de Qualidade devemos criar uma Matéria que ensinem as crianças e os jovens o que ocorre com os Alimentos, começando pela Produção das Sementes, Plantio, Tratos culturais, sua colheita, Armazenamento e sua Industrialização. Devendo deixar claro que em todas as etapas requer cuidados especiais para o desenvolvimento corretos das Plantas e conservação da qualidade dos produtos.

    As Sementes precisam ser de alta produtividade e menor custo da sua cultura, mas para isso existem dois principais caminhos para a produção de sementes.

    Há uma parte da Ciência que se denomina GENÉTICA onde se estuda as diferenças dos indivíduos através dos seus gens. Os GENS são moléculas orgânicas que definem as características dos indivíduos ou seja se elas são mais produtivas e apresentam as características desejáveis, como resistência a seca, resistência a doenças e pragas, entre outras.

    Os Gens são modificáveis pela natureza pela influência da IRRADIAÇÃO NATURAL e outros fatores naturais, a esse processo denominamos de MUTAÇÃO GENÉTICA.

    Através dessa Ciência os Pesquisadores aprendem a separar dentre as Sementes Naturalmente produzidas aquelas que apresentam maior Potencial Produtivo e demais características desejáveis. Os Pesquisadores podem utilizar a IRRADIAÇÃO ARTIFICIAL e acelerar os processos de MUTAÇÃO. A Humanidade aceita sem contestar os Produtos advindo dos Produtos resultantes desses trabalhos.

    Existe uma Ciência que denominamos de Biotecnologia / Engenharia Genética, através do qual os Pesquisadores transferir parte dos gens de outro organismo vivo para um determinado Produto tornando-o mais Produtivo e apresentando outras características que reduzem os custos da sua produção agrícola. Parte dos Pesquisadores são contra esses Produtos por questões diversas, como Risco à Biodiversidade, Efeitos danosos ao organismo humano, como Alergias, Câncer e outros Males / Doenças.

    Uma boa Produção Agrícola depende das características do solo, como pH (acidez ), teores dos seus Macro-nutrientes Nitrogênio, Fósforo e Potássio (NPK) e dos seus Micronutrientes, caso contrário a sua Produção Agrícola não será tão boa quanto se esperava.

    A boa produção também dependerá da adequada incidência das chuvas e do sol.

    Durante a Produção Agrícola, dois aspectos merecem atenção especial daqueles que querem promover uma Dieta Alimentar de Qualidade.

    No Brasil temos por hábito grande consumo de Arroz e Trigo. A industrialização desses Produtos se tornou indispensável, pois a maioria dos produtos são armazenados por longo período, antes de ser colocado no mercado e isso produz oxidação das gorduras contidas nas películas que envolve os grãos desses produtos.

    Durante a industrialização / beneficiamento do produto elimina-se as referidas películas oxidadas e aí se perde apreciável quantidade de Minerais e Vitaminas importante para o correto funcionamento do Organismo Humano.

    Na industrialização / beneficiamento de outros Produtos Vegetais, também, eliminam-se os mesmo minerais e/ou outros.

    Dentre todos os Minerais é importante destacar que toda a Humanidade se apresenta carente em Magnésio, independente da faixa etária.

    Os Indivíduos de Meia Idade tendem a apresentar carência do Mineral Silício.

    A carência dos Minerais citados são responsáveis pela grande maioria dos Males e Doenças.

    Visando melhorias dos Alimentos em Silício, o Ministério da Agricultura aprovou Normas onde prevê controle desse Mineral nos Fertilizantes, mas isso pode não ser o suficiente para se estabelecer Dietas Equilibradas, por essa razão recomenda-se incentivar maior uso de Frutas e Verduras ou até mesmo adição desse Mineral na Ração Animal, pois, além de servir para melhorar a Saúde Animal, os seus Produtos e Derivados poderão se tornar mais ricos em Silício.

    O Ministério da Agricultura deveria estabelecer Normas, visando corrigir a deficiência do Magnésio na Dieta Alimentar, aprovando novas Normas dos Fertilizantes e/ou Ração Animal, pois poderia proporcionar benefícios semelhantes ao do Silício citados acima.

    Outro aspecto importante: Comer menos Carne e mais Frutas e Verduras.

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br
    Esplanada dos Ministérios, Bloco “D”, Sala 346-B, Brasíla/DF

    TUDO POR UM BRASIL / MUNDO MELHOR

Fechado para comentários.