EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Operação Veredas do Ibama: Fazendeiro é preso por causar dano ao Parque Nacional Nascentes do Rio Parnaíba

[Farmer was arrested for causing damage to the Rio Parnaiba national park]

Operação é a primeira de grande porte para proteger bioma Cerrado no Oeste da BA

O fazendeiro Haroldo Uemura foi preso, no dia 6/11, no município de Formosa do Rio Preto, Oeste da Bahia, pela Operação Veredas, do Ibama, por violar embargo de área desmatada realizado há quatro anos e porte ilegal de arma. A área de 2.200 hectares utilizada para o plantio de soja fica localizada na Fazenda Mauá, dentro do Parque Nacional Nascentes do Rio Parnaíba. Uemura foi autuado em R$ 440 mil e permanece detido na Delegacia da cidade. Máquinas, equipamentos, sementes e agrotóxicos utilizados na lavoura de soja foram apreendidos. A soja será doada pelo Ibama para o Fome Zero. As sementes e agrotóxicos serão destinados à Embrapa. O ministro Carlos Minc participou da ação.

Em outra fazenda denominada Sertânia, os agentes do Ibama flagraram 320 fornos de produção de carvão vegetal que consumiam espécies nobres do sertão baiano protegidas pela legislação ambiental como aroeira e pau d’arco. Oitenta fornos já foram destruídos. O Ministério do Trabalho autuou o responsável pela fazenda em flagrante por manter trabalhadores em condições semelhantes à escravidão. O MT providencia que os trabalhadores tenham os seus direitos garantidos.

Resultados – Em doze dias, a Operação Veredas já embargou um total de 12 mil hectares de áreas desmatadas ilegalmente em seis municíos do Oeste baiano. As multas ultrapassam R$ 6 milhões. Os alvos são 83 áreas indicadas como desmatadas pelas imagens de satélite referentes aos anos 2006 e 2008. Tristeza, indignação, impotência são os sentimentos do agente de fiscalização Francisco Procópio diante do cenário vazio do cerrado fruto da passagem do correntão. “ É preciso chegar antes das árvores tombarem”, desabafa.

Onze derrubadas estão localizados dentro de áreas protegidas do Parna Nascentes do rio Parnaíba e da Estação Ecológica Serra do Tocantins. Também estão sendo fiscalizadas as atividades de carvoejamento e transporte de carvão vegetal. Proprietários de áreas onde há construção de barragem são notificados para apresentarem documentação referente ao empreendimento. Para o Gerente do Ibama de Barreiras, Zenildo Eduardo, a Operação Veredas mostra o interesse do Ibama e MMA de proteger outros biomas além da Amazônia. “Pela primeira vez temos uma operação de grande porte nessa região de cerrado que é grande produtora de águas”, comemora Eduardo.

A região fiscalizada pela Operação Veredas fica próxima à divisa da Bahia com os estados do Tocantins e Piauí, à margem esquerda do rio São Francisco, banhada pelas bacias dos rios Grande, Preto, Corrente e Carinhanha, formada por 29 rios perenes. Geograficamente está inserida na região mais rica em recursos hídricos do Nordeste Brasileiro. As bacias desses rios atingem 62.400 km² o que eqüivale a 82% das áreas dos cerrados.

Segundo o coordenador-geral de Fiscalização Ambiental do Ibama, Luciano Evaristo, a Operação continua por tempo indeterminado na região. “Continuaremos a coibir o desmatamento ilegal do Cerrado, carvoarias irregulares e barragens clandestinas, a fim de proteger as Unidades de Conservação do Oeste da Bahia”, assevera Evaristo.

A Polícia Militar da Bahia é parceira do Ibama na Operação Veredas. Um helicóptero utilizado pelo Grupamento Aéreo da PM (GDAER/PM) sobrevoa a região e identifica os ilícitos ambientais. A PM/BA também apóia os agentes do Ibama durante incursões terrestres.

Kezia Macedo
Ascom Fiscalização Ibama
Fotos: Lívia Martins e Francisco Procópio

[EcoDebate, 08/11/2008]

Nota do EcoDebate: Reportagem publicada pelo Portal Notícias Agrícolas, em 19/04/2010, informa que o “sojicultor Haroldo Uemura acusado e autuado em flagrante por crime ambiental pelo ex-ministro da Agricultura Carlos Minc no episódio midiático de seis de novembro de 2008, ganhou a primeira ação emergencial que moveu contra a União, tendo de volta o direto sobre a sua propriedade e seu maquinário de produção. A partida agora é para o segundo momento de ações judiciais para reparação de danos morais e também danos materiais. ”

Para acessar a íntegra da reportagem, no , clique aqui

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

2 thoughts on “Operação Veredas do Ibama: Fazendeiro é preso por causar dano ao Parque Nacional Nascentes do Rio Parnaíba

  • cARCarlos Alberto Monteiro da Silva

    Caro Sr. Ministro do Meio Ambiente

    é lamentavel que essa operação não se extenda junto ao proprio IBAMA e aos orgãos ambientais da Bahia, os quais vem cobrando propinas e negociando licenças e autorizaçoes junto a particulares que intentam trabalhar honestamente na Bahia. Lamentável também o Sr. desconhecer que o o Dec. de criação do Parque foi declarado nulo pela Justiça Federal e que os produtores rurais que adentraram com açoes na justiças estão cobertos por sentença, e estão sob tutela da JF. Espero que essa operação se extenda ao SEMARH, CRA e outros orgãos para pegar os verdadeiros depredadores ambientais, o Sr. UEMURA é apenas mais um trabalhador injustiçado que teve suas terras griladas por um Decreto que burlou todas as etapas de criação mediante a legislação, os verdadeiros bandidos estão trabalhando em cargos publicos, na administração ambiental.

  • Augusto Mumbach

    Não produzimos comida e garantimos a balança comercial e o PIB – Somos Depredadores do meio ambiente.
    Não geramos empregos e renda – Somos feitores de escravos. É essa a opinião de nosso governo.
    Nesse país, trabalhar honestamente é crime. Onde grileiros ambientais se dizem donos de terras escrituradas. Ministro atropela decisão judicial como se fosse dono da lei. Licenças são negadas ou postergadas eternamente com o intuito de se multar o cidadão. Prova disso é que existe uma “força tarefa” para multar, mas nunca existiu uma força tarefa para regularizar áreas. Muito obrigado ministro, por tentar destruir a economia do oeste bahiano, que é essencialmente agrícola.

Fechado para comentários.