EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Londres inicia um grande projeto de agricultura urbana comunitária

[London begins a major project of community urban agriculture, by Henrique Cortez]

Foto, James Potter: agricultura urbana comunitária em área pública de Londres
Foto, James Potter: agricultura urbana comunitária em área pública de Londres

Esta semana, o prefeito de Londres, Boris Johnson, anunciou um plano para converter mais de 2000 parcelas de terreno em volta da cidade em espaços verdes para o cultivo de alimentos. O projeto vai identificar terras adequadas e prestar apoio aos indivíduos e organizações que desejam cultivar alimentos para si próprios e para comunidade local. Por Henrique Cortez*, do EcoDebate.

Organizações como hospitais, escolas, empresas e serviços públicos foram incentivados a participar do programa, com a destinação de áreas públicas ociosas para o cultivo de alimentos. O projeto, além de seus benefícios sociais, também terá impacto econômico, aumentando a disponibilidade local de alimentos e, ao mesmo tempo, visa proporcionar significativos benefícios ambientais e de saúde.

O projeto está sendo iniciado em uma fase-piloto, no qual os 50 primeiros espaços serão identificados e apoiados, pela Agência de Desenvolvimento Londres (London Development Agency), a um custo de cerca de 85 mil libras, ou US$ 135 mil, e deverão iniciar a produção até março de 2005.

Numa declaração, o prefeito Johnson destacou que o projeto iria contribuir para tornar Londres uma cidade mais verde, mais agradável para viver, assegurando, ao mesmo tempo, alimentos baratos e saudáveis.

É uma iniciativa importante e possui imenso valor ao reconhecer a viabilidade de um conceito que já foi tentado diversas vezes em municípios brasileiros e sempre fracassou pelo desinteresse dos prefeitos.

O conceito é viável e pode ser implantado com facilidade e baixos custos, aproveitando as áreas públicas ociosas que, no Brasil, são incontáveis.

No EcoDebate, em cooperação com a Câmara de Cultura, desenvolvemos, há dois anos, um projeto análogo ao de Londres e com os mesmos objetivos e modelo operacional. Ainda não conseguimos apoio para viabiliza-lo mas, nem por isto, desisitimos.

A decisão do prefeito de Londres apenas confirma que estamos no caminho certo.

Sugerimos uma visita ao sítio da Capital Growth para maiores informações sobre o projeto, seus objetivos e modelo operacional. Para acessar o sítio cliquem aqui.

* Com informações do London Mayor’s Press Office e Capital Growth

[EcoDebate, 08/11/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.