EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

contaminação por urânio nas águas superficiais e subterrâneas em Caetité, BA: Fiocruz investiga casos de doenças na região

[contamination by uranium in surface water and groundwater in Caetité, BA: Fiocruz investigates cases of diseases in the region]

A Fundação Oswaldo Cruz (Ficruz) foi contratada, por licitação, pelas Indústrias Nucleares Brasileiras (INB) para fazer estudos epidemiológicos em Caetité.

O coordenador do estudo, o médico pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, Arnaldo Levy Lassance Cunha, disse a A TARDE que o estudo visa “estabelecer uma possível relação entre a exposição à radiação ionizante e o perfil de mortalidade da região”. Por Cláudio Bandeira, cbandeira@grupoatarde.com.br, do A Tarde, BA, 06/11/2008.

Para isso, segundo ele, serão analisadas as causas de morte nos dois municípios que possam estar relacionadas com efeitos crônicos da exposição ionizante, particularmente câncer e má-formação congênita.

“Esses dados de mortalidade serão cotejados com resultados encontrados em municípios considerados espelhos, para comparação. Também compararemos esses dados com os do Estado”, disse ele.

RELATÓRIO – Lassance anunciou, para o início de 2009, a entrega do primeiro relatório. A segunda fase consistirá de um acompanhamento dos indicadores por mais quatro anos.

Quanto à alta taxa de causas de óbitos “mal definidas” na Bahia, especialmente em Caetité, onde, segundo o Estado, é de 39,3% (2007), o pesquisador afirmou que, apesar de a baixa qualidade de informação ser um “dificultador” do processo, não o inviabiliza: “Buscaremos outros bancos de dados oficiais que abordem as internações hospitalares e a realização de exames e procedimentos relacionados com as causas de mortalidade”. Para melhorar a qualidade da informação sobre os óbitos, os profissionais dos serviços de vigilância epidemiológica dos municípios em questão tiveram capacitação, com apoio da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, informou ele.

Para Lassance, a possibilidade de contaminação de lençóis de água por urânio “é um fator real para a região, devido à presença de anomalias geológicas com a presença de urânio radioativo”.

Mas disse que “é difícil afirmar que este processo ocorra devido às atividades da INB, uma vez que essa contaminação possa se dar naturalmente, pela abundância do urânio.

De qualquer forma, esse fato aponta para a necessidade de mantermos sob monitoramento contínuo o solo, a água e os alimentos destas áreas”.

Os estudos da Fiocruz fazem parte das condições do licenciamento da INB junto ao INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). O projeto da fundação foi mostrado em abril em seminário promovido pela INB para profissionais de saúde de Caetité e Lagoa Real.

Colaborou Maiza de Andrade 0,3% é o índice de internamento de habitantes de Caetité para tratamento de neoplasia (câncer), apesar de a doença ser a terceira causa de morte no município. A falta de estrutura das unidades hospitalares da cidade para diagnóstico e tratamento dos diversos tipos da doença contribui para o baixo percentual.

Fonte : Prefeitura de Caetité

[EcoDebate, 07/11/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

3 thoughts on “contaminação por urânio nas águas superficiais e subterrâneas em Caetité, BA: Fiocruz investiga casos de doenças na região

Fechado para comentários.