EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

denúncia de contaminação por urânio nas águas superficiais e subterrâneas: Governo da Bahia garante assistência às famílias de Caetité

[complaint of contamination by uranium in surface water and groundwater: Government of Bahia ensures assistance to the families of Caetité]

localização de Caetité, BA
localização de Caetité, BA

Em relação à denúncia de contaminação por urânio nas águas superficiais e subterrâneas de Caetité, o Governo do Estado da Bahia, através do convênio entre o Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ) e o Senai/Cetind, realizou na semana passada, no dia 22 de Outubro, a coleta de amostras da água em sete pontos utilizados pela população do município.

Dos 7 poços de água que tiveram amostras analisadas pela equipe do Programa Monitora, um deles apresentou contaminação por urânio acima dos limites mínimos permitidos pela Resolução do Conama 357/05.

Era o poço 67, utilizado para consumo por cinco famílias do distrito de Juazeiro, no município de Caetité. Considerando o princípio da precaução, os órgãos de meio ambiente e saúde do Governo do Estado decidiram pela suspensão do consumo da água deste poço específico.

Mediante este resultado, o Governo da Bahia está adotando as seguintes providências:

O referido poço foi interditado pela Coordenação de Defesa Civil do Estado da Bahia (Cordec);

Desde a chegada do laudo que detectou a contaminação da água, o nível da contaminação e o ponto específico que estava contaminado, o Governo do Estado, através da Cordec, providenciou como solução alternativa o fornecimento de água, através de carro-pipa para as referidas famílias.

As famílias atingidas, assim como a Prefeitura Municipal de Caetité, a Câmara dos Vereadores de Caetité, a Secretaria Municipal de Saúde de Caetité, os profissionais do Programa Saúde da Família e as lideranças comunitárias do município foram notificados da situação do poço e da solução oferecida pelo Governo do Estado.

Em articulação com a Dires local e a Secretaria de Saúde do Município, a Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa) da Secretaria da Saúde do Estado garantiu a prestação de assistência às cinco famílias (20 pessoas) que provavelmente utilizavam a água do poço. “Não há motivos para alarde”, explica Letícia Nobre, diretora da Suvisa. “Elas receberão todo o apoio necessário, caso tenham sido contaminadas”.

O poço 67 não estava dentro da relação dos pontos analisados pela Organização Greenpeace, que divulgou a contaminação através da imprensa. Ele foi incluído pelo INGÁ na análise diante do uso da comunidade.

Em todos os demais pontos de água subterrânea e superficial no entorno da empresa Indústrias Nucleares do Brasil (INB), no sudoeste da Bahia, as análises não indicaram preliminarmente contaminação por urânio.

Não foram detectadas contaminação nos seguintes pontos:

Poço na localidade de Lourinho, no Povoado de Juazeiro, próximo à estrada; Torneira Pública na Praça do Povoado de Juazeiro; Barragem de Águas Claras e Barragem do Povoado de Buracão. Nos pontos Bacia de Acumulação Joaquim Ramiro e Poço de Captação de Abastecimento do Povoado de São Timóteo, foram encontrados traços de urânio insignificantes, em quantidades abaixo do Limite de Quantificação do Método da metodologia de análise laboratorial e do previsto na Resolução Conama 357/05.

Ainda não foi possível avaliar o causador da contaminação em Caetité. Os resultados preliminares não indicam se a contaminação encontrada foi provocada pela atividade de mineração da INB ou se é natural, devido à presença do urânio no solo da região. A radioatividade presente na água pode vir de contaminação natural pela situação geológica do local.

Em relação a esta situação, o Governo do Estado está adotando as seguintes providências:

Serão realizados estudos de avaliação sobre o fluxo da água subterrânea a partir do mapeamento geológico da região. O INGÁ fará ainda o cadastramento dos poços existentes na região, a identificação do tipo de uso da água da população local para fazer o cruzamento dos dados existentes, mapear a geologia do local, a existência do urânio na água e a identificação de todos os riscos para uma avaliação mais precisa da qualidade da água. Todos os poços serão monitorados continuamente pelo Governo do Estado para melhor caracterização da qualidade da água.

O acompanhamento da situação está sendo feito pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), autarquia da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, pela Secretaria Estadual de Saúde, através da Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde (SESAB/SUVISA), e pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza, através da Coordenação Estadual de Defesa Civil (SEDES/ CORDEC).

Os resultados laboratoriais foram entregues ao INGÁ, mas o relatório conclusivo e detalhado do Senai/Cetind sobre a análise da água realizada em Caetité será entregue na sexta-feira, dia 7.

Nesta sexta-feira, dia 7, às 18h, será realizada audiência pública em Caetité, convocada pelo Ministério Público Federal para esclarecer a comunidade sobre o assunto.

Fonte da informação: INGÁ

O endereço desta informação é:http://www.inga.ba.gov.br/modules/news/article.php?storyid=148

Nota do EcoDebate: sobre a denúncia de contaminação por urânio nas águas superficiais e subterrâneas em Caetité/BA leiam, também:

Greenpeace denuncia que a produção de urânio contamina água em Caetité(BA)

Dentes radioativos

INB nega contaminação em Caetité, acusa Greenpeace de alarmismo e ameaça processar a ONG internacional

Governo investiga denúncias de contaminação das águas por urânio em Caetité

Mineração de urânio em Caetité/BA: os custos socioambientais da energia nuclear, artigo de Zoraide Vilasboas

[EcoDebate, 06/11/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.