EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Jornal afirma que milhares de agricultores indianos suicidaram-se por causa do endividamento pelo uso de sementes geneticamente modificadas

[Thousands of Indian farmers are committing suicide after using genetically modified crops, by Henrique Cortez]

A denúncia foi publicada pelo Mail Online, edição online do jornal inglês The Mail on Sunday, na edição de 03/11/2008. A matéria “The GM genocide: Thousands of Indian farmers are committing suicide after using genetically modified crops” , destaca que o príncipe Charles foi chamado de alarmista quando afirmou que agricultores indianos estão se suicidando, em razão de falência financeira e colapso da produção agrícola, após usarem sementes geneticamente modificadas, mas, de acordo com o jornal, a realidade é ainda pior do que ele pensava. Por Henrique Cortez, do EcoDebate.

A denúncia, chamada de “Genocídio dos OGM ” pelos militantes anti-transgênicos, foi destacada recentemente quando príncipe Charles alegou que a questão da GM tinha-se tornado uma “questão moral global” e que tinha chegado a hora de terminar o seu, aparentemente, incontrolável avanço.

Falando por vídeo-conferência, em um link, para a capital indiana, Nova Deli, ele afirmou a alguns críticos das biotecnologias e alguns líderes políticos, afirmou que “as taxas de suicídio de pequenos agricultores na Índia era verdadeiramente terrível e trágica, em razão do fracasso de muitas variedades vegetais geneticamente modificadas “.

Grupos de pressão pró-OGM imediatamente reagiram afirmando que as culturas geneticamente modificadas têm transformado a agricultura indiana, proporcionando maior rendimento do que nunca. O resto do mundo, eles insistem, deve abraçar ‘o futuro’ e seguir o seu exemplo.

A matéria pergunta quem, afinal, falava a verdade. De uma forma ou de outra, os registros oficiais da Índia confirmam a ocorrência de 1 mil suicídios ao mês, em média, geralmente em razão de dividas contraídas pelos agricultores. E os custos das sementes geneticamente modificadas, certamente, estão incluídas nestas dívidas.

É, possivelmente, uma crise especifica da Índia, mas, de qualquer forma, os custos das sementes geneticamente modificadas estão crescendo rapidamente em todo o globo.

Caso isolado ou não, os crescentes custos das sementes transgênicas, em um mundo ameaçado pela crise alimentar, é uma questão a ser avaliada e acompanhada com redobrado cuidado.

Para acessarem a matéria na íntegra, cliquem no seu título: “The GM genocide: Thousands of Indian farmers are committing suicide after using genetically modified crops“, By Andrew Malone, Last updated at 12:48 AM on 03rd November 2008.

[EcoDebate, 05/11/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.