EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Servidores do Ibama sofrem atentado em Rurópolis, oeste do Pará

[IBAMA’s servers suffer attack in Rurópolis, west of Pará]

IBAMA

Na tarde de ontem, 31/10, três servidores do Ibama foram à Delegacia Federal de Santarém, para registrar uma ocorrência de troca de tiros, na última quarta-feira, dia 29, quando fiscalizavam uma área, onde ocorria extração ilegal de madeira na comunidade Água Azul, no município de Rurópolis, oeste do Pará. Eles pedem o apoio da Polícia Federal para tomar as devidas providências para o caso.

De acordo com o agente de fiscalização ambiental, Alessandro Queiroz, quando chegaram à área, rodeada por mata primária, cheia de toras de madeiras, encontraram também um acampamento de exploração improvisado e vários objetos abandonados. “Neste momento, fomos surpreendidos com disparos de armamento pesado, que acreditamos ser de uma cartucheira calibre 12”, conta.

Com o apoio da polícia militar, foi possível a saída dos servidores dessa situação, com segurança, mas, quando se retiravam do local, eles constataram a obstrução da única rota de saída, que estava com várias toras de madeira ao longo do ramal. “As pessoas que atiraram em nós, promoveram a obstrução do canal, possivelmente objetivando ‘tocaiar’ os agentes que teriam que descer das viaturas para desobstruir a passagem”, acredita. “Mas, os policiais nos deram suporte neste momento”, acrescenta.

No acampamento clandestino, que foi inutilizado pela equipe do Ibama e Polícia Militar, os fiscais encontraram grande quantidade de caixas vazias de munição calibre 12, espoletas, chumbo, pólvora para utilização em cartuchos recarregáveis, e ainda uma motocicleta abandonada pelos infratores durante a fuga. As apreensões foram levadas para o Escritório do Ibama em Itaituba, oeste do Pará.

Luciana Almeida
Ascom/Ibama/PA

[EcoDebate, 01/11/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.