EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

CONAMA revê resolução que reduz o teor de enxofre no diesel

[CONAMA revises resolution that reduces the sulfur content in diesel]


O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, abre reunião extraordinária do Conama que discute novo prazo para programa de controle da poluição Foto: Elza Fiúza/ABr

Em reunião extraordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), realizada ontem (30/10), foi aprovada resolução que prevê novo prazo para o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), destinado a veículos pesados novos (P-7).

Os membros do Conama definiram a antecipação da adoção do diesel S-10 nos ônibus e caminhões em circulação no Brasil, para 2012.

A medida foi tomada em função do atraso das ações para o cumprimento da resolução de 2002, que previa a utilização do diesel S-50, que reduz em 90% a poluição emitida pelos veículos, a partir de janeiro de 2009. O diesel S-10 é ainda menos poluente.

“Não queremos andar para trás. Com a utilização do diesel S-10, o Brasil terá o mesmo teor de enxofre do diesel dos países europeus. As pessoas vão respirar melhor, ter menos doenças de pulmão e as empresas gastarão menos”, afirmou o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

O ministro disse, também, que hoje cedo foi assinado, em São Paulo, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público Federal (MPF), o governo de São Paulo, o Insituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Petrobrás e empresas fabricantes de veículos. O objetivo foi a realização de ações de compensação em função do não cumprimento da resolução que previa a utilização exclusiva do diesel S-50, em janeiro de 2009.

A procuradora do MPF Ana Cristina Bandeira Lins explicou que o TAC prevê o prolongamento da fase para a implantação do uso do S-50 nos veículos pesados, uma norma mais rígida para 2012 e a realização de um inventário sobre a emissão de poluentes. No TAC ficou acertado também que a Petrobrás reduziria a utilização do diesel S-2000 até a sua extinção, em 2014. Este diesel representa 75% do consumo no país.

Ana Cristina disse que outro avanço obtido com o acordo, foi a substituição do diesel S-500 nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza e Recife e a gradativa substituição nas frotas cativas de ônibus urbanos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador, a partir de 2009.

A procuradora destacou, ainda, que será construído um laboratório público para a realização de testes em veículos movidos a óleo diesel, inédito no Brasil e na América Latina. Hoje, os testes são feitos pelos laboratórios das próprias empresas automotivas. “Este acordo foi um grande avanço como nunca havíamos conseguido. Todas as partes se comprometeram com a redução da qualidade do enxofre”, destacou a Ana Cristina.

Matéria de Lisiane Wandscheer, da Agência Brasil, publicada no EcoDebate, 31/10/2008.

Sobre este assunto leiam, também “Com TAC, firmado na madrugada desta quinta-feira, governo recua e autoriza diesel com 1.800 ppm de enxofre

[EcoDebate, 31/10/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

4 thoughts on “CONAMA revê resolução que reduz o teor de enxofre no diesel

  • Missao Tanizaki

    Além do ENXOFRE ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

    A Saúde está em JOGO ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

    Além do Enxofre há outra questão MUITO MAIS SÉRIA, trata-se do “Hidrocarbonetos Cíclicos” que são Substâncias CARCINOGÊNICAS muito pouco noticiado na Internet.

    Até hoje só acessei um matéria que vincula a Produção de Petróleo produzido em Solo Brasileiro com os “Hidrocarbonetos Cíclicos” & CÂNCER, onde afirma ser um dos piores do Mundo, mas não consegui reencontrá-lo na internet.

    Esse assunto, “Hidrocarbonetos Cíclicos” & CÂNCER, também precisa discutida pela Sociedade Brasileira ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

    Está na hora da Classe Médica e dos demais que atuam em Saúde Pública, como de muitos outros cidadãos brasileiros que se interessam pelo assunto iniciar uma discussão.

    Para os interessados no assunto deixo, abaixo, duas referências que podem servir para melhor se situar no assunto.

    Ref. 01: http://web.cena.usp.br/apostilas/Regina/PG/CEN%205738%20Ecotoxicologia/C%C3%A2ncer%20e%20Ambiente%20-%20Erika.pdf

    Ref. 02: http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/bitstream/1884/7478/1/DIMITRI%20DE%20QUADROS%20WILBERG

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br
    Esplanada dos Ministérios, Bloco “D”, Sala 346-B, Brasíla/DF

    TUDO POR UM BRASIL / MUNDO MELHOR

Fechado para comentários.