EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Crise financeira pode estimular crescimento sustentável, diz ONU

Ao invés de colocar em segundo plano a luta contra o aquecimento global, a atual crise do crédito poderia estimular novas formas de crescimento sustentável, ao reformular todo o sistema financeiro por trás da atividade econômica, disse na sexta-feira o chefe do Secretariado de Mudança Climática da ONU, Yvo de Boer. Por Patrick Worsni, da Agência Reuters.

Mas isso dependeria de que a ajuda aos países pobres — essenciais na preservação ambiental — recebesse tanta ou mais ênfase que o resgate do setor financeiro, a um custo de centenas de bilhões de dólares, disse De Boer a jornalistas.

Na opinião dele, só haverá prejuízos às atuais discussões climáticas “se as oportunidades que a crise traz para o abatimento da mudança climática for ignorado”.

“A crise do crédito pode ser usada para realizar progressos em uma nova direção, uma oportunidade para o crescimento econômico global ‘verde'”, disse De Boer.

“O aperto no crédito, acredito, é uma oportunidade para reconstruir o sistema financeiro que iria servir de base para o crescimento sustentável. Os governos agora têm a oportunidade de criar e impor políticas que estimulem a competição privada para financiar a indústria limpa.”

Segundo De Boer, o sucesso de um novo tratado climático a ser adotado em dezembro de 2009 em Copenhague deve criar novos mercados, empregos e oportunidades de investimento.

Mas ele alertou que “se o capital global disponível for usado primariamente para trazer o mundo financeiro novamente à tona, vamos literalmente afundar o futuro dos mais pobres dos pobres.”

“E espero que o aperto do crédito não signifique que as pessoas no Sul (do planeta, mais pobre) tenham de esperar para que aquelas no Norte tenham recebido de volta as suas dívidas em cartões de crédito e hipotecas antes que sua atenção se volte novamente para o Sul.”

Ministros de Meio-Ambiente de todo o mundo se reúnem dentro de dois meses em Poznan, na Polônia, para preparar a cúpula de Copenhague, que definirá um tratado que substituirá o Protocolo de Kyoto a partir de 2012.

De Boer disse que na reunião de Poznan os ministros precisam demonstrar sua disposição de investir os recursos disponíveis para “uma abordagem global tanto na mitigação quanto na adaptação” às mudanças climáticas.

Mas o dinheiro para isso não precisa vir só dos governos, pois pode surgir “uma abordagem em que usamos muito o mercado”.

De Boer disse que “no momento” a crise financeira não afeta o Mecanismo do Desenvolvimento Limpo, previsto no Protocolo de Kyoto, que permite que os países ricos compensem suas emissões excessivas de gases do efeito estufa investindo em projetos de energia “limpa” nos países em desenvolvimento.

Matéria da Agência Reuters, no Estadao.com.br, sexta-feira, 10 de outubro de 2008, 22:56

[EcoDebate, 13/10/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

One thought on “Crise financeira pode estimular crescimento sustentável, diz ONU

  • Missao Tanizaki

    Uma Política Sábia para Um Mundo SUTENTÁVEL, JÁ ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

    O Brasil precisa de uma POLÍTICA SÁBIA / SUTENTÁVEL para acabar definitivamente com as QUEIMADAS na AMAZÔNIA.

    Os POVOS dos Países da Europa estão mais preocupados com a Preservação da Amazônia do que o próprio POVO Brasileiro – Isso é muito bom ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

    As Boas IDÉIAS que nascem em qualquer um dos Países Europeu tendem a ser submetida ao Parlamento Europeu. Uma vez aprovada pelo do Parlamento a sua decisão passa a ter repercussão INTERNACIONAL e passa a ser levada a sério por todos os países do MUNDO.

    Os Países Europeus sabem que a Expansão Agrícola Mundial é necessário e tem que passar primeiro pelo Brasil, pois aqui temos imensas Áreas para isso o que não ocorre lá na Europa, Ásia, como nos EUA e Canadá, além disso estamos em melhores condições do que os Países da África para receber esse apoio e produzir o que a Humanidade necessita.

    Imigrações de Novos Japoneses, Espanhóis, Italianos, Alemães, entre outros povos, que já contribuíram na formação do Povo Brasileiro será bem vinda, desde que seja estabelecida uma série de regras, envolvendo estabelecimento da Bi-Nacionalidade a esses Novos Imigrantes, Transferência de Tecnologia Limpa, Recursos Financeiros, como Regras para Utilização SUSTENTÁVEL do Potencial Brasileiro, podem resolver Grande Parte do Problema Mundial Atual / Futuro de Produção de Biomassa e Alimentos. Nessas Imigrações os Governos envolvidos precisam ter compromissos com a ÉTICA e podem / devem incluir a participação das EMPRESAS que aqui viriam com RESPONSABILIDADE de estabelecer seus negócios, com objetivo de estabelecer UM INVESTIMENTO SUSTENTÁVEL, nisso inclui Desenvolvimento SOCIAL e Econômico do Brasil, de Fato SUSTENTÁVEL.

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br
    Esplanada dos Ministérios, Bloco “D”, Sala 346-B, Brasíla/DF

    TUDO POR UM BRASIL / MUNDO MELHOR

Fechado para comentários.