EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Seminário Justiça nos Trilhos em Açailândia

A Campanha ‘Justiça nos Trilhos’ trabalha em nível local (MA-PA) e internacional (Canadá, Itália, Moçambique, Inglaterra) com pesquisas, fiscalização e propostas alternativas ao modelo de desenvolvimento da Vale no corredor de Carajás.

Em ocasião da 8ª Caravana dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a campanha Justiça nos Trilhos recebe em Açailândia (MA) a visita da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, do Fórum Estadual dos Direitos Humanos do Maranhão, do Ibama, do Ministério Público Federal e Estadual, da Defensoria Pública da União e de delegações da Santa Luzia do Tide, Buriticupu, Bom Jesus das selvas, Marabá e Belém.

A discussão articula-se numa análise dos conflitos locais e regionais nas relações entre o povo e os grandes projetos de mineração e siderurgia. A seguir, os trabalhos de grupo estabelecerão caminhos e estratégias de ação a médio e longo prazo. Uma das etapas seguintes será o proprio Fórum Social Mundial (Belém Janeiro 2009).

A pergunta fundamental para o povo que se reunirá no seminário é sobre a violência ambiental e social e as responsabilidades de cada instituição: Estado, Município, Vale, siderúrgicas.

O seminário acontecerá sábado 11 de outubro, a partir das 8.30 hs de manhã, na escola Darcy Ribeiro, no distrito industrial de Piquiá (Açailândia, MA).

A seguir, o programa completo:

8.30 h.: Acolhida e composição da mesa com as autoridades presentes
9.00 h.: Análise da realidade
– O conflito local: as siderúrgicas e o povo de Piquiá de Baixo (Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia)
– O conflito regional: a Vale no Carajás (Marcelo Carneiro, sociólogo)
10.30 h.: Análise jurídico-política do conflito (intervenções das instituições presentes; coordenação: promotor de justiça da comarca de Açailândia, dr. Marco Aurélio Fonseca Ramos)
‘Quais as responsabilidades da Vale, das siderúrgicas, do Estado e do Município em relação à situação apresentada?’

14.00 h.: Trabalhos de grupo
– Estratégia de ação no local
– Estratégia de ação na região de Carajás
15.30 h.: Encaminhamentos e institucionalização de uma força-tarefa sobre mineração-siderurgia
17.00 h.: Encerramento

Para informações: cel. 99-8112.8913; 99-35381787; 99-35382383
www.justicanostrilhos.org

Enviado por Rogério Almeida, colaborador e articulista do Ecodebate.

[EcoDebate, 09/10/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.