EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Portugal: Operadora de telefonia móvel aposta na energia eólica para alimentar rede

Lisboa, 1° out (Lusa) – A operadora portuguesa de telefonia móvel Vodafone começou a produzir energia elétrica para a sua rede de comunicações móveis, com a instalação de um sistema de micro-produção eólica numa estação situada na Serra do Socorro, na região de Lisboa, conforme foi anunciado nesta quarta-feira.

A introdução do novo sistema de geração de energia, em conjunto com outros programas na área da eficiência energética iniciados há dois anos, vai permitir “obter reduções de 15% a 20%, tanto do consumo global das estações-base, como das emissões de CO2”, diz o comunicado divulgado pela companhia.

A implementação deste projeto está em curso em 32 estações-base de telecomunicações da Vodafone em todo o país.

O sistema tem como principal elemento um aerogerador de 3,5 KW instalado na torre de telecomunicações que, a partir da energia do vento, fornece parte da eletricidade necessária ao normal funcionamento dos equipamentos, incluindo a climatização do espaço em que se encontram.

Segundo a Vodafone, esta climatização, quando obtida, como até agora, pelos meios tradicionais, constituía uma das principais causas de elevados consumos de energia elétrica nas estações-base, assim como das emissões de CO2.

“A título comparativo, pode-se adiantar que, desde que existam as necessárias soluções de armazenamento, a quantidade de energia produzida por uma turbina de 3,5 KW seria suficiente para alimentar uma habitação rural com um perfil normal de utilização de 4 pessoas”, afirma.

Este programa se enquadra nos compromissos assumidos pela Vodafone no âmbito da responsabilidade social, visando o desenvolvimento de equipamentos e soluções técnicas que permitam uma redução efetiva de emissões de CO2, conclui o comunicado.

Matéria da Agência Lusa, publicada pelo EcoDebate, 02/10/2008.