EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Pesquisa associa Bisfenol A (BPA) a problemas cardiovasculares e diabetes


Pesquisa publicada na última edição do Journal of the American Medical Association, JAMA, afirma que o BPA, utilizado em plásticos de garrafas e mamadeiras, está associado ao aumento dos casos de diabetes e problemas cardíacos. Por Henrique Cortez*, do Ecodebate.

Pesquisas anteriores já haviam demonstrado que 90% das pessoas possuem baixos níveis de BPA em seus organismos e que, em estudos com cobaias animais, já haviam demonstrado que ele atua como um disruptor endócrino, com efeitos semelhantes ao hormônio estrogênio. Ambientalistas e pesquisadores afirmavam que ele poderia prejudicar os fetos humanos.

Agora, pesquisadores da Exeter University, demonstraram que pessoas com altos níveis de BPA no organismo possuem alta probabilidade de desenvolver algumas doenças.

A pesquisa foi realizada utilizando dados dos EUA, coletados no National Health and Nutrition Examination Survey 2003-2004, com 1.455 adultos entre 18 e 74 anos. A concetração de BPA foi coletada em exames de urina.

Os cientistas identificaram que as pessoas com problemas cardiovasculares e diabetes possuíam maiores concentrações de Bisfenol A em suas urinas.

É um estudo preliminar mas, ainda assim, é um reforço aos que argumentam pela necessidade de definir níveis máximos de exposição ao BPA.

O FDA e a European Food Safety Authority não definem ou regulamentam níveis máximos de exposição ao BPA.

Para acessarem a íntegra do estudo “Association of Urinary Bisphenol A Concentration With Medical Disorders and Laboratory Abnormalities in Adults”, publicado no JAMA Vol. 300, No. 11, September 17, 2008, cliquem aqui.

Para acessarem o editorial do JAMA, na mesma edição, “Bisphenol A and Risk of Metabolic Disorders” cliquem aqui.

Leiam, também, nossas matérias anteriores sobre o Bisfenol A:

Agências norte-americanas discordam sobre os riscos do bisfenol A (BPA) em plásticos

Química em plástico pode prejudicar as crianças

[EcoDebate, 17/09/2008]