EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

França: Central nuclear de Tricastin sofre novo acidente


Um campo de girassóis em frente à central nuclear Areva em Tricastin, em Bollene, no sul da França. Foto: Fred Dufour / AFP / Getty Images

A ASN, Autorité de Sûreté Nucléaire, informou ontem a ocorrência de um acidente, em 8 de setembro de 2008 às 10:30, durante a manipulação de combustível no reator de Tricastin 2. Por Henrique Cortez*, do EcoDebate.

O núcleo do reator nuclear é composto de 157 conjuntos de combustível, cada uma contendo 264 varetas de combustível nuclear. Os reatores estavam “desligados” para a renovação periódica de combustível. Durante esta operação, a tampa do vaso do reator e de estruturas internas superior manutenção são removidos, a fim de acessar os conjuntos de combustível e substituí-los.

Dois conjuntos de combustível não puderam ser instalados durante a operação, por falha a ser avaliada. As operações de reabastecimento foram interrompida e realizada a evacuação do edifício do reator e seu isolamento, de acordo com as regras de funcionamento do reator. Os dois conjuntos estão debaixo de água no reservatório.

A ASN, com apoio apoio técnico do IRSN, Institut de Radioprotection et de Sûreté Nucléaire, declararam que estaão acompanhando, atentamente, a evolução da situação. A ASN solicitou à EDF, Electricité de France, operadora da central, que estude e informe as consequências de uma eventual queda dos dois conjuntos no tanque e que defina as ações para resolver este incidente.

O incidente, que ainda está em curso, não teve conseqüências para o pessoal da central e não resultou em vazamento radioativo para o meio ambiente.


A EDF solicitou que a ASN classifique o incidente no nível 1 da escala INES.

Um incidente semelhante ocorreu na central nuclear de Nogent-sur-Seine, em 1999

Outras informações sobre acidentes nucleares, em especial na central nuclear de Tricastin, sugerimos que cliquem na tag “acidente nuclear

* Com informações da Autorité de Sûreté Nucléaire

[09/09/2008] [ O conteúdo produzido e assinado pelo EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor e ao Ecodebate, como fonte original da informação.]

One thought on “França: Central nuclear de Tricastin sofre novo acidente

  • Prezado Senhor, bom dia

    Entendemos que a nota é muito superficial, em atenção que o título da notícia comunica aos leitores que vem ocorrendo outros acidentes, o que pode ser considerado que está havendo um “certo” descontrole local, que necessita ser melhor controlado, para, não somente, provocar falsas expectativas de um evento em cadeia.

    Esperando ter sido útil, despedimo-nos

    atenciosamente,

    Engo. Gil Geraldo Machareth
    Companhia Energética de São Paulo – CESP
    gil.machareth@esp.com.br

    Resposta do EcoDebate

    Prezado Engo. Gil Geraldo Machareth

    Agradecemos o comentário e destacamos que as informações da notícia são baseadas em nota da Autorité de Sûreté Nucléaire.

    Quanto a outros acidentes, a central nuclear de Tricastin já sofreu, pelo menos 4 incidentes/acidentes em 2008. Sugerimos uma consulta à nossa tag “acidente nuclear” para se informar sobre os diversos acidentes em centrais nucleares nos últimos meses, com destaque para a central nuclear de Tricastin, certamente a que coleciona o maior índice de incidentes.

    Atenciosamente, Henrique Cortez, coordenador do EcoDebate

    Outros incidentes/acidentes recentes na central nuclear de Tricastin:

    Usina nuclear de Tricastin sofre vazamento de gás carbono 14 e é o sexto acidente nuclear na França em um mês, notícia de 07/08/2008

    Novo acidente nuclear em Tricastin é o quarto na França em 15 dias, notícia de 25/07/2008

    Acidente nuclear em usina no sul da França, notícia de 12/07/2008

Fechado para comentários.