EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Leitura recomendada: Novos desafios dos movimentos sociais

Os movimentos sociais e populares, no Brasil, estão diante de novos desafios e grandes escolhas de alternativas e caminhos.

Em razão disto sugerimos que leiam o artigo “Novos desafios dos movimentos sociais”, da professora Delze e de Frei Gilvander Moreira.

NOVOS DESAFIOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
Gilvander Luís Moreira e Delze dos Santos Laureano

Este texto está publicado no livro: Cidadania e Inclusão social – Estudos em Homenagem à Professora Miracy Barbosa de Souza Gustin
UNES PEREIRA, Flávio Henrique; FONSECA DIAS, Maria Tereza; Cidadania e Inclusão social – Estudos em Homenagem à Professora Miracy Barbosa de Souza Gustin -, Ed. Fórum, Belo Horizonte, 2008, pp. 155-168.

RESUMO – Neste trabalho construímos uma proposição do que são os novos desafios dos movimentos sociais. Inicialmente procuramos delimitar os temas, desafios e movimentos sociais, para, a partir de uma análise da conjuntura, mostrar como os novos desafios nascem de perplexidades produtivas. O modo de produção capitalista ainda é a causa das diversas mazelas que ensejam as lutas. Todavia as questões ambientais têm pautado as ações no campo e na cidade. Criar uma rede de solidariedade, vencer o poder da mídia e formar verdadeiras lideranças são os primeiros passos para vencer esses desafios e fazer o vento soprar em outra direção.

Para acessarem o conteúdo integral do artigo, no formato, PDF, cliquem aqui

[EcoDebate, 05/09/2008]