EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Agências norte-americanas discordam sobre os riscos do bisfenol A (BPA) em plásticos

Matéria do Environment News Service (ENS), de 03/09/2008, afirma que duas agências do governo federal norte-americano estão em desacordo sobre a segurança do bisfenol A (BPA), um produto químico utilizado para endurecer produtos plásticos, tais como mamadeiras e garrafas de água potável. Por Henrique Cortez, do EcoDebate.

Um relatório da National Institutes of Health’s National Toxicology Program conclui que o bisfenol pode alterar o desenvolvimento cerebral, o comportamento e aumentar o risco de câncer da próstata em crianças. O relatório está em contradição direta com avaliação da FDA, US Food and Drug Administration, de que a química é segura aos níveis atuais de exposição.

Baseada em 261 publicações científicas, o National Toxicology Program, da FDA, concluiu que o bisfenol A é seguro, nos atuais níveis de exposição humana e não recomenda a proibição da química.

93% dos americanos têm níveis detectáveis de bisfenol A, em sua urina, de acordo com dados do Centers for Disease Control and Prevention.

O assunto é polêmico e já foi discutido em matéria anterior, que sugerimos seja consultada: Química em plástico pode prejudicar as crianças

Para acessar a matéria do ENS (Bisphenol A May Affect Brain, Behavior, Prostate in Children), na íntegra, clique aqui

[ O conteúdo produzido pelo EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor e ao Ecodebate, como fonte original da informação.][EcoDebate, 05/09/2008]