EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Conama vai definir compensação pela poluição do diesel


O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) deve votar até o dia 10 de setembro uma resolução com as medidas de compensação propostas pela Anfavea e Petrobras pelo não-cumprimento da Resolução Conama 315/02, que estabelece para janeiro de 2009 prazo para redução de emissões provocadas por veículos automotores. A resolução deve criar um novo marco de entendimento das partes envolvidas na produção do diesel com menores teores de enxofre.

É o que ficou definido nesta terça-feira (26) em encontro conduzido pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e que reuniu representantes do Ministério Público Federal, da Petrobras, da Fecombustíveis, da Agência Nacional de Petróleo, do Sindicom, dos governos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e do governo federal. Na abertura do encontro, Carlos Minc anunciou que o MMA vai lançar o Plano Nacional de Qualidade do Ar.

Entre as compensações oferecidas pela Anfavea e Petrobras para constar da nova Resolução, e valer a partir de janeiro de 2009, estão a substituição do diesel interior de S-2000 para S-1800, a substituição do diesel das frotas de ônibus urbano das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba de S-500 para S-50, a substituição do diesel das regiões metropolitanas de Fortaleza, Recife e Belém de S-500 para S-50. Os representantes dos setores também propõem treinamento para motoristas das frotas de ônibus urbanos das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e substituição de todo diesel interior de S-2000 para S-1800 e, posteriormente, reduzir sua oferta para as aplicações automotivas, por meio de regulamentação da ANP, que permita sua segregação, passando para S-500.

A procuradora federal Ana Cristina Bandeira Lins explicou que a nova Resolução do Conama vai antecipar a adoção de uma fase mais avançada (adoção do S-10) do que previsto pela resolução anterior para ser implantada a partir de janeiro de 2011. A representante do Ministério Público Federal informou que depois de todas as pendências resolvidas deverá ser fechado com as montadoras um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) sobre o não-cumprimento da Resolução Conama 315/02.

O Ministério Público Federal (MPF) foi acionado pelo Movimento Nossa São para obrigar as montadoras a cumprir o estabelecido pela Resolução 315. Presente à reunião, o coordenador do movimento, Oded Granjew, entregou ao ministro Minc um abaixo-assinado com mais de mil assinaturas de personalidades brasileiras exigindo que a Resolução/Conama seja respeitada.

Além da compensação das emissões, Granjew disse ser imperiosa a compensação para a saúde, que, segundo ele, é quem paga a conta pela poluição. Oded Granjew solicitou também que instituições independentes avaliem medidas compensatórias propostas pela Anfavea e Petrobras.

Por Suelene Gusmão, da ASCOM MMA

[EcoDebate, 27/08/2008]

One thought on “Conama vai definir compensação pela poluição do diesel

  • Missao Tanizaki

    Sempre devemos considerar primeiro os efeitos e riscos a Saúde Humana, podendo os Combustíveis dos Grandes Centros Urbanos ser menos poluente do que os Combustíveis de outras áreas de menor densidade demográfica. Essa estratégia é boa para a Petrobras, mas pode causar problemas aos Motoristas / Desavisado, pois eles podem abastecer em postos localizando próximos dos grandes centros, onde o Combustível é mais poluente e ser abordado / multado por Agentes do DETRAN.

    Outra questão que merece atenção da Sociedade Brasileira, nisso incluo as autoridades no assunto, Governadores e Parlamentares, refere-e a legislação do CONTRAN que permite Fiscalização Veicular pelos DETRAN’s, através de equipamentos eletrônicos dotados de sensores capazes de detectar os níveis de emissão veicular. Isso faz levantar a questão – se a Petrobrás não observa a legislação, distribuindo combustíveis altamente poluidores, como é que o condutor poderá ter um veículo, com ou sem catalizadores, emitindo os níveis previsto na Legislação do CONTRAN ????????

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br
    Esplanada dos Ministérios, Bloco “D”, Sala 346-B, Brasíla/DF

    TUDO POR UM BRASIL / MUNDO MELHOR

Fechado para comentários.