EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Mudanças climáticas ‘derretem’ as geleiras do planalto tibetano


As mudanças climáticas estão afetando o planalto tibetano, ameaçando fontes de abastecimento de água e alterando a circulação atmosférica de metade do planeta. Estas são as conclusões de estudo publicado na revista Nature. Por Henrique Cortez, do EcoDebate, com Agências.

O planalto tibetano possui o terceiro maior volume de geleiras do planeta, mas a sua temperatura média aumentou 0,3 graus Celsius de dez em dez anos, ao longo dos últimos cinquenta anos – cerca de três vezes a taxa de aquecimento global.

Em razão disto, 82 por cento dos glaciares tibetanos diminuiram de tamanho, enquanto que 10 por cento de seus solos permanentemente congelados (permafrost) foram degradados.

Especialistas avaliam que, além do aquecimento global, também podem ser citadas, entre as causas diretas deste derretimento, o aumento das tempestades de poeira e as emissões de carbono, pela queima de biomassa.

O derretimento dos glaciares pode gerar grandes impactos na região. Os lagos glaciais tendem a transbordar, aumentando o risco de inundações e o encolhimento das geleiras afetará o abastecimento de água. A perda de premafrost colocará em risco os ecossistemas locais, além de fragilizar estruturas e construções.

E os efeitos podem se fazer sentir ainda mais longe. Alguns modelos climáticos mostram que um aumento na temperatura da superfície do planalto ao pode alterar a intensidade das monções indianas, enquanto convecção ao longo do planalto pode, igualmente, carregar de poluentes o valor d’agua em escala global.

O artigo “China: The third pole” pode ser acessado por assinantes da revista Nature
Publicado online em 23 Julho 2008 | Nature 454, 393-396 (2008) | doi:10.1038/454393a

[EcoDebate, 08/08/2008]