EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Estudo da ONU avalia a degradação e a superexploração dos recursos marinhos


Imagem: Revista Veja Edição 1810

O estudo In Dead Water avalia e projeta cenários para o futuro dos oceanos, levando em consideração as mudanças climáticas, a acidificação dos oceanos, branqueamento dos corais, intensidade da pesca, poluição, aumento de espécies invasoras, destacando que 50% da pesca é realizada em menos de 10% dos oceanos. Por Henrique Cortez, do Ecodebate.

Com as alterações climáticas, considerando um aumento da temperatura de até 3 °, mais de 80% dos recifes de coral do mundo morrerão até 2080 e a acidificação atingirá severamente os corais e organismos com conchas calcárias.

O desenvolvimento urbano em áreas costeiras está aumentando rapidamente e o estudo prevê que 91% de todas as costas estarão habitadas até 2050, contribuindo para mais de 80% de toda a poluição marinha

O aumento da carga de sedimentos e nutrientes, por desmatamento e esgotos in-natura diminuirão consideravelmente a resistência dos recifes de coral. Os efeitos da poluição são agravados pela destruição de manguezais e de outros habitats devido à expansão da ocupação das áreas costeiras

A ocupação das áreas costeiras, o aumento da poluição costeira e as mudanças climáticas terão impactos sobre as correntes oceânicas, acelerando a disseminação das zonas mortas marinhas. O número de zonas mortas (por hipoxia ou insuficiência de oxigênio) aumentou de 149 em 2003 para mais de 200 em 2006.

A sua associação com os poluentes provenientes de fontes agrícolas e urbanas, juntamente com as previsões de crescimento da ocupação costeira, indicam que este número pode duplicar em poucas décadas.

A superexploração da pesca e a pesca de arrasto também possuem grande impacto sobre os ecossistemas marinhos. A superexploração faz com que sejam pescados 2,5 vezes a quantidade sustentável e que 80% das espécies com interesse econômico já são pescadas além da capacidade de reposição.

É um estudo importante e sua análise deve ser levada a sério, se desejarmos contar com os recursos pesqueiros ao longo das próximas décadas.

Este é outro tema que exige a discussão de acordos internacionais para fixação de cotas de pesca, criação de reservas marinhas e zonas de exclusão de pesca, principalmente levando em consideração a importância da pesca para a segurança alimentar de uma população mundial que dobra a cada 50 anos.

In Dead Water

Merging of Climate Change With Pollution, Over-Harvest, and Infestations in the World’s Fishing Grounds

A rapid response report that maps the multiple and combined impacts of pollution; alien infestations; over-exploitation and climate change on the seas and oceans.

Merging of Climate Change With Pollution, Over-Harvest, and Infestations in the World’s Fishing Grounds

The new rapid response report entitled In Dead Water has for the first time mapped the multiple and combined impacts of pollution; alien infestations; over-exploitation and climate change on the seas and oceans. The worst concentration of cumulative impacts of climate change with existing pressures of over-harvest, bottom trawling, invasive species , coastal development and pollution appear to be concentrated in 10-15 per cent of the oceans concurrent with today’s most important fishing grounds says the report.

PDF format Download the full report. (6.3 mb)

Table of contents

* Summary
* Preface
* Why Oceans Matter
* The Sea – One of the Largest Food Factories on the Planet
* Seamounts and Continental Shelves – The Ocean’s Unprotected Treasure Vaults
* Coral Reefs
* Threats to the Marine Environment
* Climate Change in the Sea
* Coral Bleaching
* Extreme Weather and Hurricanes Impact Coasts
* Sea Level Rise
* Ocean Acidification
* Increasing Sea Temperatures Already Cause Changes in Distribution of Marine Life
* Slowing Down of Thermohaline Circulation and Continental Margin Dense-Water Exchange Mechanisms
* Marine Pollution and Coastal Development
* Impact of Unsustainable Fishing Practices on Sea Bed and Ocean Productivity
* Exotic and Invasive Species Infestation – The New Pirates of the World’s Oceans
* The Pressures and Fate of the Continental Shelves is Both a National and International Responsibility
* The Cumulative Impacts
* Contributors and Reviewers
* References

[EcoDebate, 07/08/2008]