EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Vazamento de plutônio em laboratório da AIEA na Áustria


Imagem: Corbis

A Agência Internacional de Energia Atômica, AIEA, informou neste domingo, 3/8, que aconteceu um vazamento de plutônio em um dos seus laboratórios, mas que o vazamento foi contido sem contaminar o ambiente e que não deixou feridos. Por Henrique Cortez, do EcoDebate, com Agências.

O vazamento ocorreu em um laboratório de alta segurança, em Seibersdorf, 35 quilômetros ao sul de Viena.

A Agência informou que descarta falha humana no acidente, que, aparentemente, excesso de pressão de uma pequena amostra, em um frasco de armazenamento selado, provavelmente causou o vazamento em um dos laboratórios, quando não havia ninguém na sala. O acidente aconteceu às 00:30 h GMT deste domingo.

O laboratório é equipado com vários sistemas de segurança, incluindo um sistema de filtragem de ar para impedir o vazamento de radioatividade no ambiente. O acesso às salas será restrito até que sejam descontaminadas.

O Ministério do Meio Ambiente da Áustria informou que não foi detetada radiação fora dos laboratórios. Segundo o Ministério, a AIEA iniciará uma investigação para determinar as razões do vazamento.

A Áustria é um dos países que se opõe mais veemente à energia nuclear – após um plebiscito realizado em 1978 foram proibidas as centrais atômicas – acolhe a única agência da ONU especializada em energia nuclear, a AIEA.

O laboratório, onde a AIEA realiza os testes de amostras de urânio e plutônio, foi inaugurado em 1962 e é considerado ultrapassado. Em novembro passado, o chefe da AIEA, Mohamed El-Baradei, solicitou aos países membros da organização, uma verba de 27,2 milhões de euros (US$39,5 milhões ou R$ 66,1 milhões) para modernização do laboratório.

A AIEA e o Ministério do Meio Ambiente da Áustria continuarão a monitorar a região, visando identificar qualquer vazamento para o meio ambiente.

[EcoDebate, 04/08/2008]