EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Incêndio em reator nuclear finlandês ainda em construção


Um incêndio, no início quarta-feira, atingiu um reator nuclear em construção na Finlândia, mas foi controlado em de poucas horas e não ofereceu qualquer perigo para o público, de acordo com o grupo finlandês Teollisuuden Voima (TVO). Por Henrique Cortez, do EcoDebate.

Os bombeiros controlaram o incêndio, na central nuclear de Olkiluoto, no sudeste da Finlândia, antes de 6:00 am (0300 GMT). Não foram observadas lesões e a causa do incêndio ainda não é conhecida, disseram os representantes da TVO .

“Não havia nenhuma construção, quando os inspetores detectaram o incêndio”, afirmou o diretor executivo da TVO, Jarmo Tanhua, à AFP. Ele disse que a avaria do reator era limitada, afetando principalmente andaimes e materiais de construção.

O novo reator em Olkiluoto está sendo construído por um consórcio constituído pela empresa francesa Areva e pela Siemens da Alemanha. É o primeiro reator do mundo da mais atual geração de reatores de água pressurizada (EPR – European Pressurized Water Reactor)e foi projetado para gerar 1.600 megawatts. Será o quinto reator nuclear da Finlândia e o terceiro da central nuclear de Olkiluoto.

Cerca de 25 por cento da electricidade consumida na Finlândia é produzida em centrais nucleares.

O projeto, com tecnologia básica da Areva, planejado para iniciar a produção de eletricidade em 2011, já sofreu grandes atrasos por problemas concepção e segurança.

O reator de Olkiluoto 3, que começou a ser construído em 2005, já está com o cronograma atrasado em dois anos e acumula mais de US$ 1,5 bilhão em prejuízos. A obra também está marcada por problemas técnicos. A base do reator foi construída com concreto de má qualidade que produziu um contentor fraco. Além disso, as soldas e os componentes do reator são de baixa qualidade. Estas falhas na construção implicam riscos potenciais na segurança. (Greenpeace briefing ” Fact sheet: Olkiluoto 3“, March 2008)

Em junho passado, a Autoridade Filandesa de Radiação e Segurança Nuclear (STUK), autorizou modificações propostas pela Teollisuuden Voima (TVO) para a proteção dos principais geradores e bombas de refrigeração primária das duas unidades operacionais da central nuclear de Olkiluoto. Inspeções realizadas apontaram deficiências de proteção, quando a Unidade 1 da central nuclear foi reativada, depois da manutenção anual, efetuada no final de maio. Devido às deficiências, e para verificar a segurança, a TVO manteve a central nuclear operando com os reatores em condição de potência reduzida.

[EcoDebate, 01/08/2008]