EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Funai inicia demarcação de terras indígenas no Mato Grosso do Sul

Despejo Guarani Kaiowá Nhanderu Marangatu - Dez/2005 - Fotos: Egon Heck/Cimi
Despejo Guarani Kaiowá Nhanderu Marangatu – Dez/2005 – Fotos: Egon Heck/Cimi

Nove meses após firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Procuradoria Geral da República, a Fundação Nacional do Índio (Funai) inicia, neste mês, os trabalhos para a demarcação de terras indígenas no Mato Grosso do Sul (MS). Seis grupos de antropólogos chegam a partir de ontem (29) ao estado para identificar quais áreas eram ou ainda são, tradicionalmente, ocupadas por índios da etnia Guarani-Kaiowá e que, segundo estabelece a Constituição, serão reservadas a eles. Segundo Claudionor do Carmo Miranda, administrador-executivo regional da Funai Campo Grande, até 2010 os territórios devem ser demarcados e entregues aos índios. Por Vinicius Konchinski, da Agência Brasil.

Em entrevista à Agência Brasil, Miranda disse que os antropólogos devem percorrer 26 municípios da região sul do MS, entre eles Dourados, Amambai, Maracaju e Rio Brilhante. Durante 73 dias, os profissionais farão um estudo técnico e histórico que servirá de subsídio para relatório sobre quais 0são os locais a serem demarcados com território exclusivo para ocupação dos indígenas daquela região. O documento será encaminhado posteriormente ao Ministério da Justiça.

“O trabalho dos antropólogos é o começo de um longo processo”, afirmou Miranda, lembrando que a demarcação segue um amplo caminho burocrático até ser concluída. “Porém é o começo. Enfim, o governo federal atende a um grito da comunidade indígena da região e cumpre com um compromisso já firmado há quase um ano.”

De acordo com ele, relatórios do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) apontam que a situação dos índios Guarani-Kaiowá está entre as mais precárias do país. As atuais reservas ocupadas pela etnia têm a maior concentração de habitantes por quilômetros quadrado. O “confinamento” tem causado inúmeros problemas às tribos.

“Lá [nas reservas do sul do MS], encontramos desnutrição, alcoolismo, muitos índios presos, mortes de forma violenta e até casos de suicídio”, enumera o administrador regional da Funai. “O Guarani-Kaiowá que era nômade agora vive numa área em que só cabe a sua casa. Isto acaba atingindo a auto-estima deles.”

Para Miranda, a forma como Mato Grosso do Sul foi colonizado acarretou essa redução das áreas ocupadas pelos índios. Segundo ele, incentivados pelo governo federal, agricultores e pecuaristas a acabaram se instalando em terras indígenas e “espremendo” os antigos habitantes em áreas remanescentes.

A expectativa dele é que a nova demarcação devolva aos Guarani-Kaiowá seus territórios históricos e colabore para o fim dos problemas enfrentados pela etnia.

[EcoDebate, 30/07/2008]

2 thoughts on “Funai inicia demarcação de terras indígenas no Mato Grosso do Sul

  • Nillo di Moraes

    Nosso grande Marechal Rondon fez a integração do país e agora querem fazer retalhos em nosso território!!!

    Daquí a pouco todos nós (que não temos sangue 100% indígena) teremos que deixar o país, já que antes de 1500 não estávamos aquí.

    Vamos voltar ao extrativismo e entregar todo o nosso território à ONU (leia-se EUA, Inglaterra entre outros nesse caso específico).

    Assim nosso país se subdividirá em mais de 200 nações, cada uma pedindo ajuda à Onu (que certamente junto com a ajuda enviará também tropas) conforme disse Vilas Boas.

    Adeus Amazonas, adeus Aquifero Guaraní!!! Ah, E não esqueçam de avisar ao congresso para não deixarem de aprovar os direitos dos índios como nação, conforme já encaminhado pelo governo.

    Assim outros países do mundo vão se comover com a benevolência do governo brasileiro e vão declarar o Brasil como o país mais democrático do mundo.

  • Olá gostaria de saber quais são as partes do municipio de Dourados que vai ser atingidas ou demarcadas terras indinginas, vai ser partes do municipio ou partes tipo por região,

Fechado para comentários.