EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

DETER constata queda no desmatamento da Amazônia em junho


De acordo com o sistema DETER – Detecção do Desmatamento em Tempo Real, 870 km2 da floresta foram mapeados como corte raso ou degradação progressiva durante o último mês de junho, período em que 28% do território esteve coberto por nuvens. Mesmo com o aumento da área observada em junho, pois 46% da Amazônia Legal não pôde ser vista pelos satélites no mês anterior, houve redução de 20% em relação ao verificado em maio, quando foram detectados 1.096 km2 desmatados.

Mato Grosso apresentou redução de 70% quando comparado ao mês de maio. Do total detectado em junho, 197 km2 foram verificados no Mato Grosso, contra 646 km2 no mês anterior. Já o estado do Pará apresentou aumento de 91% – 499 km2 em junho versus 262 km2 em maio. Este acréscimo no Pará pode ser explicado pela maior capacidade de observação neste mês – enquanto em maio apenas 41% do Pará pôde ser visto pelos satélites, em junho a observação aumentou para 75% da área do estado. Os demais estados da Amazônia Legal apresentaram desmatamento pouco significativo.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), responsável pelo sistema DETER, produziu um relatório com a qualificação dos dados a partir de imagens dos satélites LANDSAT e CBERS, que apresentam melhor resolução espacial.

Para a qualificação dos dados, o INPE analisou 21 imagens LANDSAT, localizadas nos estados do Mato Grosso, Pará, Rondônia e Amazonas, sendo 20 delas com data posterior a 25 de junho de 2008. Estas imagens permitiram a avaliação de 304 polígonos de desmatamento de um total de 568 alertas do sistema, representando 454 km2 ou aproximadamente 52% da área total dos polígonos do mês de junho (870 km2).

Do total de polígonos avaliados, 92% foram confirmados como desmatamentos, sendo 66,7% do tipo corte raso, 25,3% degradação florestal e 8% foram considerados como desmatamentos não confirmados. O relatório está disponível no site do DETER: www.obt.inpe.br/deter.

Pelo segundo mês consecutivo, o Relatório de Avaliação apresenta índice de acerto do DETER superior a 88%, comprovando que o sistema, além de ser uma importante ferramenta para fiscalização, é também um indicador de tendências do desmatamento anual. Os dados do sistema DETER referentes ao mês de julho serão divulgados no dia 29 de agosto.

O DETER
Em operação desde 2004, o DETER foi concebido pelo INPE como um sistema de alerta para suporte à fiscalização e controle de desmatamento. São mapeadas tanto áreas de corte raso quanto áreas em processo de desmatamento por degradação florestal. É possível detectar apenas polígonos de desmatamento com área maior que 25 hectares por conta da resolução dos sensores espaciais (o DETER utiliza dados do sensor MODIS do satélite Terra e do sensor WFI do satélite sino-brasileiro CBERS, com resolução espacial de 250 metros). Devido à cobertura de nuvens, nem todos os desmatamentos maiores que 25 hectares são identificados pelo sistema.

1) Desmatamento em junho segundo o DETER:

2) Distribuição da área de cobertura de nuvem em junho por estado:

3) Mapa de nuvens no mês de junho:

Confira aqui o relatório resumido com os dados do DETER.

Informações do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

[EcoDebate, 30/07/2008]