EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Calor faz quantidade de raios na capital de SP subir 60%

Um estudo do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apontou que a incidência de raios em São Paulo aumentou cerca de 60% nos últimos 50 anos e que isto está relacionado à elevação da temperatura média na cidade no período. Segundo o trabalho, a temperatura média na capital subiu 2ºC nessas cinco décadas. Em 2007, atingiu 22ºC segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos). Por Fábio Amato, da Agência Folha, 09/07/2008 – 08h25.

Não é apenas o aumento de carbono na atmosfera (aquecimento global) o responsável pela subida dos termômetros. A urbanização, a falta de vegetação e a poluição também são responsáveis. Sem contar o aquecimento natural da superfície do Atlântico, que segundo dados do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP também interfere no calor paulistano.

As descargas elétricas, diz o Inpe, passaram de uma média de 6.000, no final dos anos 1950, para 10 mil hoje –30% de aumento para cada 1ºC a mais.

O coordenador do Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica) e autor do estudo, Osmar Pinto Júnior, apontou que o registro de raios é recente no Brasil –teve início em 1999.

Para chegar ao número de descargas elétricas nas décadas anteriores, ele tomou como base a quantidade de dias com tempestade por ano em São Paulo, informação fornecida pelo aeroporto de Guarulhos e também pela USP.

O primeiro passo da pesquisa foi analisar o período entre 1999 e 2008, em que há tanto dados sobre raios quanto de dias com tempestade. São Paulo tem atualmente 90 dias com tempestade e 10 mil raios em média por ano.

Turbulência climática

Pinto Júnior transportou essa relação para as décadas anteriores (em que apenas o número de dias com tempestade está disponível). Seus cálculos apontaram que, há 50 anos, São Paulo tinha uma média de 70 dias de tempestade e 6.000 raios por ano.

O aumento da temperatura média não influencia diretamente na ocorrência de raios. Mas leva a um aumento dessas descargas, na medida em que contribui para que mais tempestades ocorram.

“Houve mais dias com tempestade em São Paulo, e isso se traduziu em mais raios”, afirma Pinto Júnior. “Isso mostra que há uma relação entre o aumento da temperatura e da incidência de raios.”

Para confirmar o resultado, o pesquisador analisou a cidade de Hong Kong, que possui hoje dados de tempestade e raios semelhantes aos de São Paulo e registrou um aumento de temperatura de 2,4ºC nas últimas cinco décadas. Os cálculos mostraram que a incidência de raios lá cresceu de forma parecida com a da capital paulista.

Júnior diz que a pesquisa, que será publicada na revista americana “Journal of Geophysical Research”, mostra ainda que o aumento médio da temperatura, decorrente do aquecimento global, poderá aumentar ainda mais os prejuízos provocados pelas descargas.

Os raios são responsáveis por cerca de R$ 1 bilhão em prejuízos por ano no Brasil. O setor elétrico, segundo estimativa, responde por 60% desse valor.

[EcoDebate, 10/07/2008]