EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Caro, trigo é trocado por mandioca em pão moçambicano

Maputo, 8 jul (Lusa) – O governo de Nampula, no norte de Moçambique, aprovou a utilização da mandioca para produzir pão, uma medida que tem sido estudada no país para contrariar o aumento do preço dos cereais, em especial do trigo.

De acordo com o diário Notícias a medida foi adotada “depois de estudos técnicos terem indicado que a produção” da mandioca “é suficiente para alimentar a indústria panificadora e o consumo da população”.

“A dúvida quanto à capacidade de a província poder alimentar a indústria panificadora em mandioca era uma das grandes preocupações que o executivo em Nampula tinha desde que se começou a equacionar a hipótese de usar o tubérculo na produção de pão”, indica o jornal, acrescentando que naquela província no norte do país se produzem anualmente três milhões de toneladas de mandioca.

O governo provincial decidiu ainda pela utilização da mandioca depois de ter recebido garantias técnicas de que “a característica do pão produzido na base daquele tubérculo não difere muito, em termos de sabor e coloração, do que é feito com recurso exclusivo ao trigo”.

“Segundo se recomenda, o padeiro deve adicionar 15 a 20% de farinha de mandioca à de trigo para obter um pão de qualidade aceitável”, indica o jornal.

Os “ensaios-piloto decorrem já numa padaria da cidade, que está a poupar “40 a 50 sacos de trigo por mês”.

“Os pães fabricados com inclusão de farinha de mandioca, segundo as pesquisas, podem permanecer frescos nas prateleiras durante seis horas, contra as três dos fabricados na base exclusiva de farinha de trigo”, acrescenta o diário.

A utilização da mandioca para produzir pão em Moçambique tem estado a ser testada há meses, desde que a tendência da subida do valor do trigo no mercado internacional se mostrou irreversível e se tornou patente a insatisfação popular face ao aumento do preço de pão – somado ao de outros serviços básicos, como o dos transportes.

O Ministério da Agricultura e a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), com o encorajamento dos panificadores, têm desenvolvido ensaios para estudar a possibilidade desta mistura.

Em declarações à Agência Lusa, o coordenador do Programa Nacional de Investigação de Raízes e Tubérculos do Ministério da Agricultura moçambicano, Fernando Chitio, indicou em abril que os testes realizados na província de Nampula tinham comprovado que “a farinha de mandioca dá um pão tão bom como a de trigo”.

“Primeiro, testamos a mistura de trigo com 10% de farinha de mandioca e não se sentiu a diferença, passamos para 15, depois para 20 e depois para 25% e sentiu-se uma grande diferença, para melhor”, afirmou então.

Concluídos os testes, a medida estava apenas à espera de “luz verde” política, que surge agora em Nampula.

Da Agência Lusa, 08-07-2008 09:12:01

[EcoDebate, 09/07/2008]