EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Preservação da vida é tema de Romaria da Terra e das Águas que atrai milhares de pessoas a Bom Jesus da Lapa

Começa nessa sexta-feira (04) a 31ª Romaria da Terra e das Águas, em Bom Jesus da Lapa, oeste da Bahia. Cerca de cinco mil pessoas devem participar do evento que dura três dias e mistura missas, confissões e via sacra com plenários e debates nos eixos: terra, água, quilombolas, política e juventude. O patrono desse ano é Dom Pedro Casaldáliga e o tema é Terra e Água Partilhadas, Vida Preservada! Por Clarice Maia – CPT BA/ Comunicação Articulação Popular São Francisco Vivo.

No primeiro dia há a acolhida dos romeiros e, no início da noite, a abertura com a primeira celebração, quando as caravanas são apresentadas. O segundo dia é aberto com o Oficio de Nossa senhora, seguido pelos chamados “Plenarinhos”.

São sete espaços de debate e troca de experiências, divididos por eixos: Terra – Cerrado, Caatinga e Agronegócio; Reforma Agrária e Segurança alimentar; Água – Bacia do rio São Francisco e pescadores; O semi-árido e os grandes projetos; Quilombolas – Territórios de cultura e resistência; Política – Modelos de desenvolvimento; Juventude – A Juventude quer viver com o pé no chão: terra e água em comunhão.

Durante a tarde há um dos principais momentos da romaria: a Via Sacra. Baseada na Paixão de Cristo, acontece com três paradas. A primeira é a condenação, começa na Esplanada, estará caracterizada pelo projeto de transposição de águas do rio São Francisco e a situação das águas. A segunda é na Igreja de Bom Jesus dos Navegantes e simboliza o sofrimento e a morte, demonstrado pelo trabalho degradante e escravo, as carvoarias e mineradoras, grandes projetos de irrigação, entre outros.

A terceira e última parada acontece nas margens do São Francisco, simboliza os sinais de esperança, expressos pela revitalização e pelos projetos populares que resistem e dão certo. Haverá uma celebração e a presença do Dom Frei Luiz Cappio, o bispo da Diocese de Barra (BA), que no final do ano passado permaneceu 24 dias em jejum contra o projeto de transposição. O dia é encerrado com a noite cultural e apresentações de artistas da região.

Os resultados dos “Plenarinhos” e o patrono desse ano, Dom Pedro Casaldáliga, são apresentados no Grande Plenário, que acontece na manhã do terceiro dia, logo após a Missa da Ressurreição.

A 31ª Romaria da Terra e das Águas, de Bom Jesus da Lapa, é organizada pela Comissão Pastoral da Terra regional Bahia e Sergipe, com as equipes das dioceses de Barra, Bom Jesus da Lapa e Caetité; Dioceses de Barra, Barreiras, Lapa, Irecê e Vitória da Conquista; Santuário de Bom Jesus da Lapa; Cáritas Regional Bahia e Articulação Popular em Defesa do São Francisco.

Bom Jesus da Lapa

O município dista 796 quilômetros da capital baiana, Salvador. Atrai milhares de religiosos todos os anos que costumam participar das romarias, visitar o santuário ou levar imagens e ex-votos para a sala dos milagres. O mais interessante é que a cidade foi construída no entorno das grutas que abrigam os espaços de oração e celebração, sob uma grande formação rochosa, cercada de histórias e crenças.

Dom Pedro Casaldáliga

Bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (TO), poeta, escritor e, como defensor da teologia da libertação, sofreu inúmeras ameaças de morte. Nascido na Espanha e vivendo no Brasil desde 1968, adotou como lema da atividade pastoral: “nada possuir, nada carregar, nada pedir, nada calar e, sobretudo, nada matar”. Aos 80 anos continua a dedicar sua vida ao trabalho junto às comunidades menos favorecidas.

Programação

Dia 04/07

Chegada dos romeiros – recepção permanente durante todo o dia

19h – Abertura celebração

Dia 05/07

05h30 – Ofício de Nossa Senhora

08h30 – Plenarinhos

11h30 – Intervalo para almoço e descanso

14h – Celebração de misericórdia – confissões

16 – Via Sacra

20h – Noite cultural

Dia 06/07

05h30 – Missa da Ressurreição

08h – Grande plenário

11h – encerramento com envio e partilha do pão