EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

ONU afirma que 200 milhões migrarão por mudanças climáticas até 2050

ATENAS, 29 Mai 2008 (AFP) – Especialistas de várias agências da ONU manifestaram nesta quinta-feira, em Atenas, sua preocupação de que as mudanças climáticas possam acelerar as migrações no mundo, afetando 200 milhões de pessoas até 2050. Da Agência France-Presse, no UOL Notícias, 29/05/2008 – 14h05.

“O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) estima que 24 milhões de pessoas no mundo já imigraram” estimuladas por “fatores ambientais”, declarou a ministra grega das Relações Exteriores, Dora Bakoyannis, ao abrir a conferência sobre mudanças climáticas.

O secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Michel Jarraud, afirmou por sua vez que a “degradação qualitativa e quantitativa” da água potável criará “novas tensões”, com uma diminuição da produção agrícola em algumas regiões e o aumento das migrações.

O subdiretor do Programa Mundial de Alimentos (PMA), John Powell, informou que 2 bilhões de pessoas vivem atualmente em zonas áridas, 90% delas em países em desenvolvimento onde “os agicultores precisam alimentar suas famílias dia após dia”.

Ao mesmo tempo, o diretor do Instituto para o Meio Ambiente e a Segurança Humana da ONU, Janos Bogardi, apontou que as migrações poderiam somar 50 milhões de pessoas em 2010, 200 milhões em 2050 e mais de 700 milhões a longo prazo.

“A desertificação e o aumento do nível dos oceanos provocarão deslocamentos”, alertou Bogardi.

Deve-se agir sobretudo para “desafogar os movimentos migratórios”, continuou. “A migração é tratada do ponto de vista do Norte, devemos mudar isso e nos colocarmos no lugar das pessoas do Sul”.