EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Grupo aposta contra resfriamento global

Blog que reúne “superclimatologistas” promete pagar 5.000 a grupo rival se temperatura média da Terra cair até 2015

Um debate acadêmico sobre o que vai acontecer com o aquecimento global no curto prazo pode ser concluído de maneira inusitada: uma aposta valendo 5.000. Essa é a proposta de um grupo de “pesos-pesados” da climatologia que afirma ter bons argumentos contra a previsão de “resfriamento global” feita por um grupo de cientistas alemães no início deste mês. Por Rafael Garcia, da Folha de S.Paulo, 21/05/2008.

No blog Real Climate, os pesquisadores que propõem a aposta oferecem o valor anunciado ao grupo de Noel Keenlyside, da Universidade de Kiel (Alemanha), caso a queda na temperatura média venha a se confirmar. Em estudo na revista “Nature”, os alemães afirmam que a variabilidade natural do clima pode enfraquecer e reverter a tendência de aquecimento global no período até 2015.

Keenlyside, faça-se justiça, acredita que o aquecimento global seja real, relevante e causado por humanos. O trabalho na “Nature” fala apenas em uma “pausa” de alguns anos na tendência. A equipe do Real Climate, porém, aponta falhas no método estatístico usado pelos alemães e se diz preocupada com a opinião pública.

Segundo Michael Mann, climatologista da Universidade Estadual da Pensilvânia e um dos proponentes da aposta, o estudo de Keenlyside é “trabalho útil feito por cientistas honestos”, mas gera preocupação assim mesmo.

“O problema é quando as conclusões são propagandeadas demais ou mal representadas”, disse o cientista à Folha. “Isso pode ocorrer quando os comunicados de imprensa das revistas ou das instituições são tendenciosos ou quando os repórteres e editores estão procurando um “gancho” para suas matérias.”

Mann e seus colegas decidiram então usar a aposta para chamar a atenção para suas críticas. “Se a temperatura média de 2000 a 2010 realmente for menor ou igual à temperatura média de 1994 a 2004, nós pagamos 2.500 a eles. Se for mais quente, eles nos pagam 2.500”, escrevem os pesquisadores, já oferecendo uma segunda rodada. “Se o período 2005-2015 for mais frio ou igual ao de 1994-2004 nós pagamos [mais] 2.500.”

Contatado ontem (20/5), um dos cientistas que assinam o estudo na “Nature”, Mojib Latif, não diz se o grupo vai ou não entrar no jogo. “Não vou comentar sobre a aposta”, disse.

Para projetar um resfriamento global de curto prazo, os alemães usaram uma simulação por computador que leva em conta o transporte de calor pelo sistema de correntes dos oceanos -variável que ainda é difícil controlar em modelos matemáticos.

Um dos maiores especialistas do mundo em dinâmica de correntes, Stefan Rahmstorf, porém, está no time do Real Climate, apostando dinheiro contra seus compatriotas alemães. Em texto no blog, ele aponta diversos detalhes técnicos que devem frustrar a previsão de resfriamento.

Na aposta sugerida pelos cientistas, porém, há uma cláusula que permite “fuga”, pois há eventos imprevisíveis que podem, de fato, resfriar o planeta, como as cinzas de uma grande erupção vulcânica. “Nesse caso, a previsão de Keenlyside e colegas não poderia mais ser verificada, e a aposta seria cancelada”, diz Mann.

Apesar da recepção fria dos alemães, Mann e seus colegas dizem que ainda esperam uma resposta positiva. “Eles já disseram que consideram isso [o trabalho na “Nature’] uma previsão para valer, não apenas um experimento metodológico”, escrevem. “Se não aceitarem nossa aposta, devemos questionar quanta fé eles realmente têm em sua previsão.”

Furacão

Os cientistas do Real Climate também atacaram um estudo da NOAA (agência climática dos EUA) que prevê a redução no número de furacões no Atlântico em razão do aquecimento global.

O grupo se diz surpreso com o alarde que o trabalho recebeu, já que sua margem de erro é grande. “Alguns dos modelos climáticos mais sofisticados prevêem exatamente o oposto”, diz Michael Mann. Segundo o cientista, mesmo que haja menos furacões, eles tenderão a ser mais fortes.