EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Floresta Negra está ainda radioativa

Muitos lugares da famosa Floresta Negra sofrem até hoje conseqüências do acidente nuclear de Chernobyl, em 1986, na Ucrânia. Como o jornal alemão Stuttgarter Nachrichten (em 13.05.2008) informou que cogumelos e porcos do mato no sudeste da Alemanha ainda estão altamente contaminados com o elemento radiativo Césio -137. Caçar e comer porcos do mato e veados ou coletar cogumelos do mato é uma grande tradição dos alemães. Como na Floresta Negra, também em várias outras partes da Alemanha, há mais de 2.000 quilômetros de distância do acidente nuclear na Ucrânia, a população não pode mais comer uma grande parte dos produtos naturais das Florestas. É uma tragédia que vai continuar por séculos. Por Norbert Suchanek, para o EcoDebate.

Dados oficiais dos pesquisadores, em Stuttgart, demonstram que nestes primeiros 3 meses de 2008: quase todos os Porcos do Mato da região da Floresta Negra estão contaminados, dos 240 Porcos do Mato caçados e analisados, 51 deles estavam extremamente contaminados com Césio-137, o que significa que um quilo de carne deste bicho tem mais de 600 becquerel de radiatividade. Há municípios onde mais de 50 % dos porcos do mato estão extremamente contaminados. Todos estes bichos não podem mais servir de alimento e precisam ser tratados como lixo radioativo. Pesquisas da Secretaria Estadual de Agricultura, em Stuttgart, provam que desde 2005 a alta radioatividade das florestas se mantém constante.

“Para muitas pessoas o acidente do Chernobyl já é muito distante”, fala Bernd Schott da ONG nacional Bund für Umwelt und Naturschutz, “mas a natureza não esquece tão rápido.” Ele acha que a contaminação com Césio-137 vai continuar até os próximos 240 anos!

Norbert Suchanek, Rio de Janeiro.
Correspondente e Jornalista de Ciência e Ecologia, colaborador e articulista do EcoDebate.