EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Amazônia: Stephanes vai lutar para reduzir a área do bioma

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, defendeu ontem, durante evento que lançou o programa “Territórios da Cidadania” em Cuiabá, que seja revista a portaria 79, do Ministério do Meio Ambiente, que estabeleceu a lista de municípios incluídos no bioma amazônico – sobre os quais incidirão novas exigências de regularidade ambiental à concessão de crédito na região. Do Jornal do Brasil, 20/05/2008.

Segundo o ministro, a portaria – nº 96, publicada em março – “trouxe problemas e tem que ser mais bem analisada”.

– Eu já havia conversado isso com o presidente, com a ministra Marina (Silva, ex-ministra do Meio Ambiente), já havia concordância de que essa portaria teria de sofrer alguma reformulação – afirmou. Precisamos saber o que ela representa, por exemplo, para produtores de regiões consolidadas de Mato Grosso.

Stephanes diz que seu ministério nunca incentivou o desmatamento, mas defendeu que a questão seja analisada com “racionalidade, não com preconceito”.

– Diamantino (a 300 km de Cuiabá), que foi incluída no bioma, é uma região de ocupação antiga e consolidada que, num passe de mágica, passou a integrar o bioma amazônico – salientou o ministro.

Bioma é um conjunto de plantas de uma determinada região.

O governador Blairo Maggi, pediu ao ministro apoio para enfrentar a situação. Segundo ele, os principais municípios produtores do Estado foram incluídos na lista e terão de enfrentar as restrições ao crédito previstas para 1º de julho em resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN). (Folhapress)