EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Guarda Civil flagra empresa clandestina cometendo crime ambiental em SP

A GCM (Guarda Civil Metropolitana) de São Paulo flagrou nesta quinta-feira uma empresa clandestina na zona leste da cidade que poluía uma área de preservação ambiental. da Folha Online, 08/05/2008 – 21h29.

A empresa funcionava nas proximidades do córrego Inácio Monteiro, no Jardim São Paulo, divisa com a Cidade Tiradentes, na zona leste.

De acordo com a GCM, a descoberta foi graças a uma denúncia anônima feita ao Destacamento Ambiental Leste. Na operação foram presos 14 homens, mais os dois proprietários Lucas Sávio da Silva e Angeval Oliveira Reis. A fábrica beneficiava alumínio, retirando água do córrego e devolvendo os resíduos do tratamento do alumínio de volta ao córrego causando poluição, segundo a GCM.

O caso foi encaminhado à 4ª Delegacia de Polícia Ambiental, na Consolação (região central).

A Guarda Ambiental, vinculada à Guarda Civil Metropolitana (GCM) é a responsável em cuidar de áreas de reserva de mananciais, de proteção ambiental da cidade e reforçar a fiscalização, para evitar ações depredatórias, ocupações irregulares e proteger o patrimônio ambiental do município.